Avançar para o conteúdo principal

Chakra da Garganta ou Plexo Laríngeo

Continuando com o nosso Ritual dos sete dias, vamos hoje debruçarmo-nos sobre o quinto chakra, situado na garganta, e regido pela energia de Mercúrio. Antes de começar devo dizer que este foi o mais difícil para mim, este era o chakra que mais trabalho me dava, estava constantemente em desequilíbrio, sempre com falta de energia. Até ao dia em que comecei a dar-lhe mais atenção, cheguei a dormir com uma fita azul à volta do pescoço para o equilibrar, mas não valia a pena, até perceber onde estava o comportamento incorrecto ele mantinha-se igual. O que me faz lembrar a importância que tem meditar sobre os nossos centros, para ver que tipo de comportamento temos que nos está a prejudicar, provocando o desequilíbrio energético no nosso corpo.
Este centro está relacionado com a nossa capacidade de gerir o que nos acontece, a forma como nos responsabilizamos pelas nossas necessidades e a receptividade que temos perante os acontecimentos exteriores.
Quando está em equilíbrio somos capazes de nos expressar correctamente, de gerir o nosso lado emocional com o racional, e somos pessoas bastante criativas, seja em que área for. Normalmente este chakra também está relacionado com a nossa profissão, com a felicidade que temos ou não em nos realizarmos através dela.
Quando o plexo laríngeo está com falta de energia tornamo-nos incapazes de nos expressar correctamente, dizemos tudo ao contrário do que queremos e sentimos que os outros não nos compreendem, daí por vezes sentirmos necessidade de perguntar milhares de vezes "Estás a perceber?".
A outra situação, quando está em hiperactividade, faz com que sejamos gralhas, não nos calamos, falamos de tudo e de todos. Contamos todos os pormenores de uma situação e não conseguimos guardar os nossos assuntos pessoais para nós. Temos também tendência para nos tornarmos dominadores, através da manipulação da atenção das outras pessoas.
Para melhor compreender a importância deste chakra e o seu significado na nossa vida, podemos tentar compreender o Deus Mercúrio.
Filho de Júpiter e da Atlântida Maia, era o mensageiro dos deuses. Nasceu sobre o monte Cilene, na Arcádia e foi criado e educado pelas Estações. Conta-se que assim que nasceu começou a fazer as suas travessuras que tanto o representam, mas que foi dessas travessuras que se criou a Lira. Um dia saltou do berço e fugiu da gruta, encontrou uma tartaruga pelo caminho e matou-a. Tirou-lhe a carne e da carapaça fez uma lira, usando para as cordas as tripas das ovelhas. Esta parte da sua história mostra-nos como quando este centro está equilibrado poderemos beneficiar de uma criatividade fora do comum.
Num outro dia, foi para os rebanhos de Apolo e roubou-lhe cinquenta novilhos, dois quais matou dois e comeu. Quando fugia, colocou mantos nos pés e andou de costas para utilizar as mesmas pegadas que havia feito para lá. Porém, e as mães descobrem sempre os filhos, Maia ralhou-lhe e ameaçou-o com a ira de Apolo. Mercúrio, na sua inocência de criança, não fez caso das ameaças, dizendo que não temia Apolo. Este soube pelas aves agourentas e levou-o à presença de Júpiter. Aí Mercúrio confessou e entregou os restantes novilhos. Para acalmar a situação tocou algumas melodias na sua lira, o que fez com que Apolo acalmasse. Deste episódio Mercúrio ganha o caduceu de Apolo e este ganha a Lira de Mercúrio.
O que poderemos então retirar desta parte da história? Parece-me que terá a ver com a nossa capacidade de aceitarmos as nossas responsabilidades e de sermos receptivos àquilo que nos acontece. Se soubermos viver equilibradamente e sermos honestos connosco e com os outros, talvez consigamos respeito e viver em harmonia, o que é simbolizado pelo caduceu de Mercúrio.

Deixo-vos com estas informações e enquanto reflectem sobre elas vamos queimar o incenso de rosmaninho, pedindo que o seu fumo nos limpe de más energias para podermos meditar. Acendamos também a vela azul claro e vamos pedir ao Arcanjo Rafael, Regente da Energia de Mercúrio que nos limpe e alinhe o nosso chakra da garganta.

Num dia de Mercúrio, de São Bonifácio, São Frei Gil, de São Apeles e do Arcanjo Gabriel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com