Avançar para o conteúdo principal

Kether - a Coroa

Depois de finalmente ter escrito uma introdução à Cabala, eis que hoje vem a continuação.
A primeira esfera, aquela de onde descemos e para onde pretendemos retornar, chama-se Kether - a Coroa e situa-se no topo da árvore na coluna do meio e faz parte do triângulo superior.

Kether significa o Princípio fundamental, Deus, se assim lhe quisermos chamar ou simplesmente a Origem, a Energia Primordial. Antes de Kether há o Ain Soph Aur, a Luz Ilimitada, o Nada Absoluto e foi daí que surgiu esta esfera, que engloba em si todas as possibilidades de acontecimentos. Kether é a compilação bruta de todas as qualidades do Nada, no entanto, tudo é apenas possibilidade, isto é, nesta esfera não há forma, não há tempo, nem espaço, há apenas a potencialidade das coisas.
Ela representa a perfeição absoluta de Deus e como para Deus foi necessário criar o Homem para que a Obra fosse possível, para Kether foi necessário construir as restantes esferas para que Deus se pudesse manifestar.

A experiência que poderemos encontrar nesta esfera, a aprendizagem que aqui deveremos realizar, é a de união com o divino, quer seja quando descemos, quer seja quando subimos a Árvore. Nela deveremos meditar sobre a Energia de Deus, é aqui que poderemos encontrar as respostas, é neste esfera que nos Iluminamos.

O Planeta que se lhe associa é Úrano por ser o deus criador do céu, aquele que mantinha os seus filhos enclausurados na terra e que tornou possível a iniciação do mundo, a criação dos deuses e dos reinos. Poderemos ainda fazer várias outras associações a Kether que nos podem ajudar a melhor a compreender, porém, creio que quanto mais elementos associarmos, mais confuso se tornará compreender a essência simples desta Sephira.

No meu dia-a-dia utilizo a energia de Kether quando pretendo invocar Luz. Sempre que vou realizar uma meditação envolvo-me numa bolha de luz protectora, esta luz visualizo-a a ser emanada de Kether directamente para mim. Durante os meus trabalhos de magia, sempre que invoco a Energia Primordial é de lá que a vejo sair, sempre que preciso de me energizar invoco a luz de Kether, a Luz mais neutra que poderemos algum dia experimentar. Em verdade, nesta esfera, sendo que ainda não há materialização, não existe qualquer aspecto negativo, Kether é a única esfera que não tem os opostos, ali reside energia andrógina, ainda não manifestada e por isso pura.

Para quem considerar mais fácil trabalhar com a energia dos anjos, Metraton é o Regente desta esfera, que tem como legião os Serafins. Deixo aqui uma oração que se pode realizar para este Anjo e, claramente, para esta esfera se manifestar para nós.

Anjo Metraton, que formas, com os serafins, a sublime esfera de Luz e de Fogo primordial, dá poder e brilho à chama do meu ser espiritual e mantém vivo o meu desejo ardente de prosseguir na busca da Verdade, e de não me cansar jamais, pois sei que és tu que sopras o alento para manter viva esta chama. Anjo Metraton, que o Fogo Divino possa fazer com que eu nunca seja indiferente aos que vivem junto de mim. Mantém vivo o Fogo, Anjo Metraton e Serafins, nas minhas ideias, nos meus projectos, no meu desejo de prestar serviço, de ser útil a meu próximo. Queimem, Serafins de Kether, todas as escórias, todas as impurezas que meu desejo me atrai, para que nos meus sentimentos não fique nada senão o desejo ardente de me afastar da maldade e da mediocridade dos insensatos. E também, Príncipe do Mundo, dá ao meu corpo o calor necessário para uma boa saúde, pois quero ser útil no trabalho humano que tu me hás-de indicar (ou indicaste). Príncipe Metraton, Serafins de Kether, Senhores e Mestres do domínio infinito do fogo celeste: Aqui, do meu nível Humano, eu vos envio as minhas saudações cheias de AMOR.

Num dia de São Elesbão, São Gonçalo de Lagos e de Gabriel, energia de Lua

Comentários

  1. Obrigada Shin Tau por mais esta lição vou seguir com atenção os seus escritos sobre a cabala

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. Obrigada eu também, pois nem sempre sei se estou a ser clara. Não sei se lhe acontece, mas por vezes um assunto é tão pessoal que se torna difícil de o exprimir aos outros. Quando me oferece um feedback positivo, alegra-me, pois sinto que de facto consegui o pretendido, ser clara!

    Obrigada pela sua presença maravilhosa!

    ResponderEliminar
  3. Shin, agradeço os textos que me enviou, mas a leitura é tão pesada... Me desculpe, creio que q seja o estilo do texto. Pois vou ler as tuas aulas aqui; és ótima professora, principalmente de almas pequeninas como a minha que não conseguem digerir esses alimentos sólidos demais. Vou começar amanhã. Cada dia um post que escreveste sobre a cabala, e tornar a ler se preciso for e quantas vezes for preciso, ao menos para compreender o básico.
    Bjo, Shin, que bom q vc existe!
    Bendita sejas!

    ResponderEliminar
  4. Reyel

    encheste-me o coração de alegria, obrigada por me achares boa professora :)

    De facto os textos que te enviei são pesados, são autores antigos, mas são eles as bases do assunto. Olha, lembrei-me que há um autor muito bom que tem um livr de cabala, talvez o consigas arranjar facilmente. Haziel "A quinta essência da cabala mágica"

    Linda Reyel obrigada mais uma vez por estares a usar aquilo que fiz com muito amor. Só quando ele circula se torna útil!

    Bejos bruxa linda

    ResponderEliminar
  5. shin,muito bom seu artigo sobre a esfera de keter,aliás gostei muito da oração ao príncipe metraton,já imprimi aqui,muita luz em seu caminho bjs!!!

    ResponderEliminar
  6. mansur

    muito obrigada pela visita e pelas palavras generosas.
    Que a oração te seja muito útil :) que ela te traga o que necessitas.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com