Avançar para o conteúdo principal

O Elemento Terra

O elemento Terra é o mais denso de todos, aquele que está mais ligado ao mundo físico. Este elemento é feminino e está associado ao crescimento, é a base da matéria, as raízes que sustentam o nosso corpo. Os rituais que tenham a ver com prosperidade, crescimento de qualquer ordem, estabilidade ou crianças deverão ter como elemento predominante a Terra.
Está também relacionado ao ponto cardeal Norte, ao Arcanjo Uriel, às cores verde e castanho, ao Disco utilizado no altar e ao Sal, os elementais são os gnomos, os duende e os trolles, a carta de Tarot é a Imperatriz, a sephira Malkut, a árvore o freixo e o chakra o Raíz (vermelho). O animal que representa este elemento é o Touro.
Estarmos ligados à Terra é de uma importância vital, uma vez que sem esta ligação as nossas raízes apodrecem, não alimentamos as nossas energia para as actividades do dia-a-dia, somos considerados aéreos pelos outros, somos inseguros, as nossas energias ficam dispersas, podemos ter sensações de assombramentos e ainda sentimo-nos sós.
O símbolo alquímico do triângulo invertido com um traço ao meio, representando a Terra, pode ser utilizado para uma meditação de ligação com o elemento onde a visualização deste símbolo nos leva ao reino do elemento e lá encontraremos a nossa ligação, ou também pode ser utilizado o Touro. Porém, no dia-a-dia podemos realizar algumas actividades mais simples para recarregarmos este elemento, como por exemplo, dançar ou tocar tambores, ouvir sons de repercussão, tratar de animais domésticos ou de jardins ou tocar na terra, de verdade ou apenas mentalmente.
A nossa alimentação também pode incluir alimentos específicos para esse efeito, assim, a batata, a cenoura, o nabo, o milho, a abóbora, a carne vermelha, as sementes, o pão, a massa, o sal e as romãs, são alguns dos alimentos que carregam a energia da Terra necessárias para o nosso organismo.
Seja qual for a acção que escolhamos para nos ligar ao elemento Terra, não nos podemos esquecer de verificar sempre se estamos ou não com falta dele, pois um excesso de Terra também não será prudente. Eu costumo utilizar o mapa astral para contabilizar os elementos que tenho em excesso ou em falta, depois no dia-a-dia vou verificando como me sinto e sempre que estou dispersa, sem concentração, ou a sentir-me isolada, já sei que as minhas baterias estão fracas relativamente a este elemento e faço o que sinto necessário para remediar a situação.

Num dia de Marte e de Samael, de São Calisto e de São Gaudêncio

Comentários

  1. (Risos) É engraçado rever-se neste texto, mas fiquei curiosa, é pela falta do elemento ou por o ser o Seu elemento?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Sou do signo solar de Touro, sempre adorei mexer na terra o que punha a minha mãe com os cabelos em pé. A minha casa é o meu castelo e claro o primeiro Chakra, o mais fisico de todos e o que faz a ligação do corpo à terra, daí que os nativos deste signo tirem um prazer especial de duas peças de mobiliario: a mesa e a cama.
    Não sou “urbanita” preciso de arvores . Mas o que eu achei mais extraordinario é que eu medito algumas vezes por semana e uso um triangulo invertido para me ajudar a libertar a mente e não sabia que esse era o simbolo alquimico da terra.
    Quando vejo e leio os seus posts surge-me logo a frase de Socrates (filosofo entenda-se) “Só sei que nada sei”.
    Obriagado por iluminar o meu caminho
    Deus a abençoe

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  3. Olá Shin,
    tenho aprendido imenso desde que comecei a ler este blog. Obrigada :)
    No entanto, estou com uma dúvida. Falaste na consulta do mapa astral para sabermos se nos falta este ou aquele elemento, certo? Mas como é que consulto? Onde?

    Muito obrigada e abraços luminosos,
    Rosicler

    ResponderEliminar
  4. Sabes Shin, não sei como verificar os níveis dos elementos em mim, mas sinto que quase todos, neste momento, devem estar a falhar em muitos pontos.
    Eu até mandei um email para o outro blog que tens do Tarot para uma possível leitura relacionado com o 'estado' que estou.

    Abraços e muito obrigada pela atenção,
    Rosicler

    P.S - Estou a tratar-te por 'tu', espero que não haja problema :)

    ResponderEliminar
  5. Rosicler

    claro que podes tratar-me por tu :) não me importo. Obrigada por leres e retirares coisas do que escrevo, é bom saber isso.

    Quanto ao saberes sobre o teu mapa astral eu aconselho o astro.com, facilmente crias uma conta e vês o teu mapa, além de eles darem uma leitura simples sobre o mesmo.

    No tarot, ainda não vi, mas irei responder, com certeza. Só peço que tenhas alguma calma, não está a ser fácil concentrar-me para ler cartas. Ando com a cabeça ocupada com outras coisas e este fim de semana que até estava mais liberta, fiquei meio constipada, sem energia para nada!

    Tudo tem um tempo e é preciso respeitar isso, a nossa vida também é feita de ciclos naturais...

    Uma beijoca e obrigada pela tua leitura atenta.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp