Avançar para o conteúdo principal

O Elemento Água

Depois de ter feito um texto sobre o elemento Terra e de ter andado pelo Convento da Vitória a alinhar o meu terceiro Chakra e a trabalhar a minha água interior, surge esta partilha.
A Água, com a Terra, faz o segundo elemento feminino da Natureza. Está associado aos mistérios e à magia da Lua. A sua natureza, como a da Terra, é densa, mas ao contrário do outro elemento, este adquire já fluidez. A este elemento associamos as transformações interiores, as mudanças profundas, pois rege a nossa Intuição e os nossos Sonhos uma vez que à Água associamos o nosso Eu Psíquico.
Os rituais que tenham como objectivo a purificação, a transformação interior, os empreendimentos psíquicos, a adivinhação, as emoções, o amor romântico ou o acesso às vidas passadas deverão ter como elemento base a Água, pois ela domina todos estes aspectos, bem como o nascimento e a gestação.
O ponto cardeal que lhe corresponde é o Ocidente (a nossa área), o seu Anjo é Gabriel, as cores a si associadas são a azul, a prata, a púrpura, a índigo e, obviamente, o chakra é o umbilical (aqui há várias correntes que defendem outros chakras, cada um deve encontrar o seu, acho eu). No altar o caldeirão, o cálice e a água consagrada estão em sua representação e os elementais são as ondinas e os banshees. No Tarot está representada pela carta XIII A Morte e a XVIII A Lua e na alquimia pelo triângulo simples invertido.
Para meditarmos sobre este elemento, pois podemos ler tudo o que desejarmos mas nunca ficaremos a conhecer o elemento verdadeiramente, é necessário meditar e “ver” o que ele representa para nós. Assim, podemos usar o triângulo ou o animal Águia.
Este elemento é importante para nós na medida em que nos coloca em contacto com o mundo do Além. Apesar de ser ainda uma representação deste mundo físico já contém em si algumas características que nos permitem vislumbrar o Reino dos Deuses. Este elemento é a chave para o outro mundo, sendo que a porta somos nós próprios. Só conhecendo o nosso interior poderemos ascender ao Divino. Se estiver desequilibrado podemos revelar alguns destes aspectos:
  • Ser emocionalmente distante dos outros.
  • Falta de compaixão
  • Problemas crónicos de relacionamento
  • Ataques de mau génio
  • Pouca intuição
  • Perda ou falta de habilidades psíquicas
No dia-a-dia podemos realizar algumas pequenas acções que nos coloquem em sintonia e equilíbrio com este elemento. Beber chá de tília, jasmim, baunilha ou valeriana; meditar; manter um diário de sonhos (risos); ter ligações com crianças ou mulheres grávidas e comer: leite, iogurtes, queijos, ovos, maçãs, amoras, sumos de frutas e peixe ou marisco.
Antes de exagerar na dose, medite e verifique os seus níveis deste elemento, não se esqueça que um elemento em exagero também não é produtivo.
Por último os deuses que se podem identificar com este elemento são Vénus, Poseidon/Neptuno ou qualquer outro representante noutra cultura destes deuses.

Num dia de São Tomás da Cantuária, São Trófimo e de Gabriel, Regente da Energia da Lua

Comentários

  1. Olá Shin Tau

    Embora seja nativo de um signo de terra - Touro- sempre gostei muito de água. Tirando talvez uns oito anos da minha estadia neste planeta, sempre tenho vivido com muita àgua à volta. Os momentos mais profundos da minha vida foram junto ao mar, uma noite mágica na Berlenga, um por do sol feérico sobre a ilha de S. Jorge nos Açores, uma trevoada espectacular no Cabo Carvoeiro e até um ovni na Praia da Areia Branca perto de Peniche.
    As minhas relações foram em maioria com nativas de signos de água nomeadamente de Peixes e a minha actual mulher embora seja Capricornio acho que tem montes de caracteristicas piscinianas a ponto de eu achar que ela se deve ter enganado na data de nascimento.
    Saudações
    O viajante

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com