Avançar para o conteúdo principal

A alegria de ser Mulher!

Ontem foi um dia em pleno!!! Primeiro dia 7 do ano em cheio!!!
Às quartas-feiras à tarde estou normalmente com as minhas primas lindas, uma com 10 e outra com 11 anos de idade, dando-lhes um apoio ao estudo. Verdade seja dita que, na maioria das vezes, brincamos mais do que estudamos, mas quando é para trabalhar, trabalhamos mesmo. Apreciamos tanto a presença umas das outras que até mesmo a trabalhar nos damos bem. Elas são filhas dos meus primos, portanto minhas primas em segundo grau, mas na verdade o que sinto é como se elas fossem minhas sobrinhas. Refiro aqui o grau de relacionamento porque acho bizarro esta ligação que existe entre nós. Quando eu era da idade delas, não havia primas da minha mãe para brincar comigo, eram todas mais ou menos da minha actual idade, senão mesmo mais jovens, mas pareciam tão mais velhas! Sempre achei que estas duas pérolas, quando crescessem, e dado a minha profissão, se afastariam, pois ninguém quer estar com a tia/prima careta. Porém, isso não aconteceu e parece que até se verifica o contrário, quanto mais velhas mais gostam de estar comigo e eu com elas. Brincamos muito, pintamos, fazemos yoga, vamos à Net e até cozinhamos. Eu tenho a disponibilidade que, por vezes, as mães (por variadas circunstâncias, não é um julgamento) não têm e acho que é isso que elas valorizam.

Mas a partilha de hoje tem a ver com uma coisa linda, a mais nova tornou-se mulher!!!
Há uns tempos li um ritual lindo que as mães bruxinhas fazem com as filhas nesse dia e achei tão lindo que pensei que gostaria de fazer com elas, mas depois reflecti que talvez as suas mães não apreciassem muito isso (por vezes elas não me acham muito boa influência, permitem que eu esteja com elas enquanto a prima professora, mas de outra forma acham-me um pouco estranha demais! Eu não me importo, pois já há muito que me aceitei como sou, e seja de que forma for as minhas priminhas lindas gostam de mim!) e fazer o ritual um segredo entre nós não me parece correcto. Não sei, confiarei no Universo talvez ele me mostre o que fazer.
O ritual consiste em criar uma boneca de trapos, colocando dentro dela um desejo especial, um objecto querido da infância e um cabelo. Depois cose-se a boneca e esta ficará para sempre consigo, até ao dia em que a sua filha realizar a sua, aí a boneca da mãe é queimada pois o seu papel foi cumprido e há no mundo outra bruxa para lhe dar continuidade.

Apeteceu-me fazer o ritual, mas não fiz...Contudo, vi que ela não estava muito feliz e que até achava que os homens também deviam ter aquilo, porque é que tinham de ser só as mulheres a sofrer?
Depois de um tempo, quando estávamos a arrumar os enfeites e árvore de Natal, como não quer a coisa, disse-lhe:
- Sabes, hoje é um dia importante para ti, tornaste-te mulher! A partir de hoje tens em ti a possibilidade de dar continuidade à Humanidade, de ter um filho, de te tornares mãe! E isso é muito importante, não é um fardo, é um dom.
Ficou pensativa e questionou-me porque eu não queria ser mãe. Ai as crianças...no meu tempo bastava um faz o que eu digo e não faças o que eu faço, mas com estas de hoje em dia isso não resulta.
Lá conversámos mais um pouco, dei-lhe as minhas razões e pareceu-me que aceitou melhor esta sua nova condição, que ela vê (espero que via) como uma condenação!
Esta oportunidade de estar presente no dia em que isto aconteceu deixou-me mesmo a pensar no ritual de iniciação que é transmitido de mãe para filha...tem uma importância tão grande!
O sagrado feminino tão mal tratado durante tanto tempo que agora só nos resta que estas novas gerações aceitem e compreendam a importância dos seus papéis para a História da Humanidade.
Depois tive a oportunidade de partilhar uma experiência de vida para ajudar alguém e, no fim do dia em jeitos de cereja no topo do bolo de chocolate receado de morangos e com cobertura de leite condensado, o anúncio do nascimento de mais uma linda menina, que se chamará Margarida.

Foi sem dúvida um dia em pleno no meio de mulheres...essas deusas inspiradoras!

Num dia de São Lourenço, São Pedro Tomás, São Everardo, Santa Gúdula e de Saquiel, Regente da Energia de Júpiter

Comentários

  1. Olá Shin Tau

    Cada vez que leio os seus escritos fico praticamente submerso nun conjunto de pequenas coisas de fundamental importância na era da nova energia que se aproxima.A sua relação com as primas, muito linda, talvez se deva ao facto de elas a verem como um espelho que reflecte as respostas às suas mais profundas questões.
    Voltando às pequenas coisas fiquei muito sensibilizado pelo facto da Shin Tau ter numa hora tão matutina comentado o meu post.
    Obrigado pela sua amizade

    Beijinho

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. Olá Shin !!

    cheguei aqui e gostei muito de seu espaço, principalmente deste post e me fez voltar ao meu dia especial minha mãe lamentou(hoje eu entendo ela) eu achei ruim a cólica, mas fiquei feliz e de algum modo a sabedoria que você passou para sua sobrinha fui descobrindo sozinha rs...

    Enfim cheguei aqui, mas antes estava no blog da Rosa Stella à pedido da querida Hazel que conheci pelo blog de outra queridona Cláudia Mello o Via Tarot, vida boa essa principamente quando conseguimos fluir com ela !!!

    Um beijo carinhoso e parabéns pelo espaço,
    Nancy

    ResponderEliminar
  3. Tenho falhado com os comentários... o safado do frio quase que me congela a ponta dos dedos, por isso, estou desculpada ;-)

    Estava a ler este teu post tão bonito e familiar, e acho que não teria nada de mal fazeres esse ritual. Essa fase da vida é muito desconfortável, uma pessoa sente-se estranha e desajustada.

    Por isso, acho que o ritual da boneca seria uma forma de a tua primita se sentir apoiada, compreendida, especial (no bom sentido) e, acima de tudo, sentir que pertence a algum lado, porque isso é um ritual que unifica as pessoas.

    Olha... se fosse eu... fazia!

    ResponderEliminar
  4. Olá Shin Tau
    No que respeita ao nosso amigo Bento, segundo a tradição São Bento era filho de um nobre romano que realizou os seus primeiros estudos na região de Núrsia em Italia. Mais tarde, foi enviado a Roma para estudar retórica e filosofia, mas, decepcionou-se com a decadência moral da cidade, e resolveu retirar-se vivendo numa gruta como um eremita durante três anos Descoberto por pastores que divulgaram a sua fama de santidade, foi visitado por muitas pessoas que buscavam conselhos e direcção espiritual. No ano 529 criou um mosteiro em Monte Cassino e em 540 escreve a celebre “Regula Monasterium”(A Regra dos Mosteiros)
    “A Regra” como é conhecida, que acabou por ser usada pelas ordens monasticas que foram surgindo no seio da cristandade, é um cojunto de princípios aplicados a gestão eficaz de uma comunidade que estaria sedeada num mosteiro e tinha como primeiro princípio o lema “Ora et labora”, reza e trabalha .
    A ordem que tem o seu nome não foi, porém, fundada por este santo, tendo antes nascido da reunião de vários mosteiros que professavam a sua regra, muito após a sua morte.
    As representações de São Bento geralmente mostram, junto com o santo, o livro da Regra,
    Quanto a livro do Christian Jaqc "O Monge e o Venerável", embora deva ser uma obra de ficção daqui a alguns dias vou-lhr arranjar alguns argumentos porque como diz o Rui Veloso "é mais o que nos une do que aquilo que nos separa"

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com