Avançar para o conteúdo principal

Melodia para o Louco

Hoje apetece-me fazer uma breve análise às cartas que têm saído, quero ver se temos ou não estado a seguir os conselhos do Universo através das cartas de tarot, isto porque para mim O Louco, a carta desta semana, é sempre um momento de paragem, de auto-análise. O Louco é a carta que eu utilizo para ser o joguete, ele vai fazendo o caminho e quando me sai neste tipo de meditações mostra-me a evolução feita. Então vamos lá, já sabem que serão bem-vindas as vossas partilhas neste assunto.Janeiro trouxe-nos a Temperança, carta que nos tenta ensinar a compreender que depois de qualquer transformação recomeçamos a viagem de forma mais equilibrada, utilizando a Força. Era propícia para o início de um ano novo. A segunda semana trouxe-nos A Imperatriz que nos ensinou que para nos mantermos equilibrados deveremos estar ligados à Força Criadora da Mãe, tornando-nos assim numa força criadora nós próprios. Foi uma semana excelente para iniciar projectos pessoais, que na terceira semana com a Força foram firmados. A Força chamou-nos à atenção para o uso equilibrado das nossas forças instintivas, que era necessário para o nosso equilíbrio descobrir que tipo de animal dorme no nosso interior. Mas para trabalhar essa Força era necessário conhecermos a nossa Sacerdotisa. A Força é a carta do meio da Rota, a primeira metade é trabalho masculino liderado pelo Mago, mas a partir da Força o trabalho passa a ser feminino e regido pela Sacerdotisa. Só depois deste trabalho árduo da descoberta dos nossos medos, forças e poderes, que nos levaram ao nosso equilíbrio tão necessário na jornada, merecemos ver O Sol, carta que deu início ao mês de Fevereiro. Esta carta levou-nos a encontrar a nossa luz interior e a saber expandi-la, ela mostrou que afinal, uns melhor que outros, todos estivemos a fazer as aprendizagens.No meu caso em particular, creio ter conseguido vencer algumas pequenas batalhas, e sair delas com mais consciência de onde reside o meu equilíbrio. Contudo, hoje quando a carta saiu fiquei um pouco triste, pois pensei que esta semana iria ser difícil, O Louco é uma carta muito estranha, ela pode representar a forma como nos sentimos ou como os outros nos vêem. Quanto a mim, não tenho qualquer problema que os outros me vejam Louca, pois sei quem é essa Louca, mas às vezes chateia, não chateia? As conclusões e rótulos são uma coisa aborrecida, para mim, revelam falta de vontade de ver mais longe, são o tipo de pessoas que só vêem o que os olhos físicos as deixam ver e de acordo com os seus próprios padrões, sem elasticidade mental nenhuma. M'enfi...cada um no seu caminho e nas suas aprendizagens. Não sou melhor nem mais do que ninguém, sem dúvida, tenho é outros dilemas para resolver, esse creio que já o ultrapassei.

Mas adiante, que isto hoje vai longo. Para terminar a música que escolho para nos acompanhar esta semana é um mantra cantado pela musa Deva Pramal. Este mantra pode-nos ajudar a encontrar o caminho de regresso. Om Mani Padme Hum que não tem uma tradução directa, cada sílaba pretende invocar um conceito budista, mas de forma geral pode ser encarada da seguinte forma: em função da prática de um caminho, que é uma união indivisível de método e sabedoria, podemos transformar o nosso corpo, palavra e mente impuros, no corpo, palavra e mente sublimes de um Buda. Uma boa semana a Todos!!!

Num dia de São João da Mata, São Jerónimo Emiliano e de Miguel, Regente da Energia de Sol

Comentários

  1. A grande Shin_Tau vai me desculpar este off-topic mas lembrei-me de questionar para quando um post ou uma análise a esse grande artista multifacetado e imprevisível que é Alejandro Jodorowsky, capaz das obras cinematográficas mais alucinadas e doentias ao mesmo tempo que escreve sobre tarot e magia. Fica aqui então o pedido, ainda para mais neste post sobre a Carta da Semana, "O Chanfrado", com a qual me identifico e que a meu ver representa na perfeição a obra única de Jodorowsky.

    ResponderEliminar
  2. Oiii minha linda e querida Bruxinha

    por me sentir com total falta de tempo e por exigir demais de mim mesma, acho que as fadas vieram me avisar que temos que, de vez em quando ter um periodo de recolhimento para relaxar,contemplar, e lembrar de dançar, cantar e principalmente deixar a vida fluir um pouco por ela mesma e apenas sermos seus espectadores. O que me levou ao seu post sobre a carta " O Louco" o arcano do "nao-fazer" das "ideias em processo de transformaçao", passividade, completo abandono, repouso, deixar de resistir, da irresponsabilidade e da Inocência. Interpretei minha postagem e também a sua com este sentido, estarei errada? Percebo que nos duas, sei por mim e observo em suas postagens que exigimos demais de nos mesmas. Será que este arcano veio nos mostrar isto? E as Fadas? Estao elas a nos mostrar que o periodo de "nao-fazer" também é importante em nossas vidas?
    Dizem por ai:
    " De louco todos nos temos um pouco"
    e percebo que precisamos de vez em quando desta doce loucura...no Imbolc transmutamos energias, imagino que estamos vendo seu resultado, entao amiga, nao fique triste, temos que deixar um pouco a disciplina que nos impomos perante a vida e relaxar até o proximo Sabbat.
    O que voce acha?rs

    Quanto a suas fadas e gnomos nao tem problema sua irma comer rsrsrs e sim, tudo que vier a sua intuiçao para oferecer a eles, se for de coraçao, eles aceitarao inclusive uma taça com agua, afinal alguns pertencem a este elemento.
    Este coment esta virando um memorando rs mas vamos la, algumas pessoas falam que suas maças nao duram muito, mas é normal quando oferecemos a primeira maça, pois a pequena egregora esta se firmando... com o tempo ela estara mais forte e as maças durarao muito mais.
    Isto é uma Lei natural das coisas e serve para quase tudo em nossa vidas.
    Gostei deste post e obrigado por compartilhar e pelo seu carinho la no meu cantinho :)
    Um beijinho, um carinho um mimo para voce doce amiga
    )0(

    ResponderEliminar
  3. Uau o Louco...sempre adorei essa carta, ela é para mim o despreendimento da vida, o viver na total despreocupação. Reconfortante, se a semana de facto tiver essa energia!!!
    Quanto aos outros, servem sempre para nos ajudar a questionar o nosso interior.

    Um abraço eterno

    ResponderEliminar
  4. Olá Shin Tau
    No outro dia estava a pensar acerca dos julgamentos e cheguei à conclusão que sempre que pensamos julgamos.Ponderamos,avaliamos, assumimos, ajuizamos, opinamos, sei lá, tudos sinónimos de julgamos. Mas de facto quando eu digo que tento não julgar ninguém tem que ver precisamente com rotular as pessoas. Não quero rotular ninguém
    Quanto ao Louco eu tenho uma opinião muito minha claro: o equilibrio é inimigo da criatividade portanto vamos transformar esta semanda de "loucura" em criatividade de molde a que até o louco diga loucura sim mas não tanta.

    Beijinho

    O Viajante

    ResponderEliminar
  5. Caro Takezo,

    de facto Jodorowsky é um dos grandes loucos do nosso tempo, no bom sentido. Não sei se me sinto pronta (medos, talvez) para me lançar a analisar alguém tão complexo. Mas obrigada pelo pedido, quando estiver pronta, será o primeiro a saber.

    Um beijo eterno

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga Bruxinha,

    de facto só te posso agradecer por me vires completar a partilha. Andei sem perceber que raio me queria o Louco dizer agora, LOL, às vezes com tanta vontade ficamos cegos ao óbvio, não é?
    De facto, creio que a chamada de atenção é por aí, devemos descansar um pouco.
    Mil vezes grata pela tua visão tão clara sobre o assunto e pelas aprendizagens que me dás sobres as fadas.

    Um abraço eterno

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Creo por as tuas palavras, como se costuma dizer "curto e grosso", mas no bom sentido.

    Volta sempre

    ResponderEliminar
  8. Querio Viajante, foi muito bom sentir a sua energia por aqui ;)

    também para mim os julgamentos já representaram sinónimos disso, mas hoje tenho uma visão diferente. Sempre achei que seria impossível não julgar ninguém, pois eu tenho sempre opinião sobre tudo (risos), o que tornaria a coisa complicada. Cheguei então à conclusão que não há mal nenhum em se ter opiniões, o julgamento ocorre apenas quando somos incapazes de ver que a nossa maneira de ver as coisas não é a única correcta. Isto é, condenar a pessoa por ela fazer de outra forma que não a que julgamos correcta. Pode não fazer sentido para mais ninguém mas para mim faz ;)

    Quanto ao Louco, gostei da sua partilha. Terei de pensar melhor sobre a teoria do equilíbrio ser inimigo da criatividade. Também depende de que tipo de criatividade estamos a falar, não é?

    Muito grata pela sua visita, formou-se um sorriso no meu coração, já tinha saudades suas!

    Um beijo enorme

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com