Avançar para o conteúdo principal

Ritual para a Lua cheia de Fevereiro

Ora, cá fica mais uma partilha. Este ritual foi criado por mim e tem como fonte de inspiração todos os rituais do livro de José Medeiros e a mitologia da deusa Atenas/Minerva, que ontem partilhei. Espero que se o realizarem, vos seja muito útil, que vos ajude a encontrar o equilíbrio, é tudo o que desejo. Eu fí-lo ontem para honrar o Eterno Feminino e alinhar as minhas energias com as das Deusas, espero que esteja tudo correcto, comprovei-o com a técnica que há dias partilhei, e o resultado deu positivo em todos os aspectos, assim espero.

Objectivo: pedir a inspiração da Deusa Atenas para o Bom Caminho e o Bom Combate, que as suas qualidades possam ser integradas na nossa experiência.
Momento adequado: Lua cheia de Fevereiro

Materiais necessário: coroa de hera, carvão, louro em pó, vela púrpura, caldeirão, espada (ou faca), azeite e pão.

Acender a vela púrpura, colocá-la dentro do caldeirão. Saudar o Oriente e dizer:

- Nesta época de grande poder, Sábia Deusa, invoco o teu poder, Senhora do Conhecimento e da Sabedoria, para que me protejas no Bom Caminho e inspires no Bom Combate.

Colocar a coroa de hera sobre o pentagrama e pegar na espada com a mão direita. Dizer:

- Trago esta coroa, símbolo dos pensamentos elevados, em ti a consagro, por ti a purifico e bendigo, para que limpe os meus pensamentos e os ilumine. Trago esta espada na minha mão direita, símbolo da justa acção, em ti a consagro, por ti a purifico e bendigo, para que me oriente no meu caminho e só seja levantada para a guerra justa.

Colocar a coroa de hera na cabeça e dizer:

- Peço-te, Grande Deusa, Senhora do Equilíbrio, que a tua serpente esteja sempre desperta em mim e a tua coruja me guie na escuridão.
Ajuda-me a ter uma acção ponderada, a minha mente sempre clara e as minhas emoções controladas, para meu benefício e dos meus Irmãos.

Acender o carvão e deitar o pó de louro. Dizer:

- Grande Deusa, inspiradora dos homens justos e inteligentes, que o Fogo me purifique e o Ar me inspire a ouvir os ensinamentos dos Mestres Antigos.

Fazer uma meditação sobre os aspectos da nossa vida onde queremos a acção da Deusa.
Colocar o azeite e o pão sobre o altar e consagra-los. Dizer:

- Grande Deusa, eu te consagro este pão e este azeite, símbolos da Terra e da Luz, para que com eles eu possa fazer a união entre o Plano Manifestado e o Plano Espiritual. Assim seja.

Molhar o pão no azeite e comê-lo, enquanto visualiza a energia da Deusa a descer sobre si.

Colocar as mãos em forma de triângulo à frente da cabeça, os polegares unidos e os indicadores também, saudar o Oriente e dizer:

- Grande Mãe, peço-te para que oiças as preces desta tua filha que te pede auxílio e inspiração. Agradeço a tua benevolência e Amor. Assim seja.

Num dia de São Guilherme de Maleval - O Eremita e de Samael, Regente da Energia de Marte

Comentários

  1. Querida Shin,

    Sou uma leiga nestas matérias mas gosto sempre de aprender mais um pouco. Acho lindos estes rituais mas penso que só estarão ao alcance de seres mais iluminados e conhecedores de si próprios. Não obstante, também gosto de realizar alguns rituais mas que ficam pela reflexão e oração.
    Senti-me muito ligada a uma citação deste ritual:
    "Ajuda-me a ter uma acção ponderada, a minha mente clara e as minhas emoções controladas...."
    Tem sido algo que eu ambiciono há muito mas que me foge em muitas circuntâncias. É algo que faz parte das minhas preces pois acho que é muito benéfico para nós e para aqueles que nos rodeiam.
    Preciso dessa paz na minha vida.

    Beijo enorme

    (deixei-te uma mensagem de resposta ao teu comment no meu blog)

    ResponderEliminar
  2. Minha doce Marisa,

    concordo contigo, apesar de não me sentir uma iluminada, tento estar equilibrada quando faço estes rituais para o bem de todos.

    Mas tens razão quando falas das reflexões, orações e meditações, para mim isso também são rituais. Em verdade, ando para fazer uma partilha sobre isso, pois muitos dos amigos aqui deste livro não são iniciados, mas gostava de os fazer entender que fazer rituais, pode ser visto como uma oração (com implicações diferentes). Aguardarei depois as tuas partilhas para saber se será possível aquilo que acho.

    Um beijo e é sempre bom a opinião de uma "leiga", às vezes tenho tendência a tirar os pés da terra e complicar demais as coisas, uma visão mais "simples" ajuda-me a voltar. ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Shin Tau

    Mais um lindo ritual. Ontem de facto a Lua estava espectacular e lembrei-me que devia estar precisamente a fazer o ritual desta "Lua Cheia de Fevereiro"

    Beijinho

    O Viajante

    ResponderEliminar
  4. Olá Shin_Tau
    parabéns pelo teu ritual é bonito.
    Desejo-te que o teu caminho seja sempre assim, Luminoso, Criativo, Harmonioso.
    O Caminho faz-se a Caminhar, mais uma vez Parabéns.
    Um abraço de alma
    Salamandra

    ResponderEliminar
  5. Olá Viajante,

    sim já soube que ontem por aí se via uma lua maravilhosa, eu tive mesmo de a imaginar, pois o céu nublado impediu-me de a ver, mas ela está bem gravada na minha mente/coração ;)

    Obrigada :*

    ResponderEliminar
  6. Olá Salamandra,

    bem-vinda! Obrigada pelo teu elogio, lembrei-me imediatamente do que costumávamos dizer quando terminávamos um novo ritual "Muito bonito!" :)

    Estou muito feliz por ti, é sempre bom ver um amigo a realizar os seus sonhos, mais Luz neste mundo maravilhoso. Mas também fiquei muito feliz por me vires confirmar aquilo que sempre percepcionei. Lembraste quando te dizia que tu eras como a Salomé e eu como o Medeiros, ora cá está a prova, tu a dares cursos de meditação e eu a construir os meus rituis ;) Ficavas um pouco incomodada com as minhas palavras (razão pela qual te respondo aqui), espero que agora as compreendas melhor!

    O caminho faz-se, de facto, a caminhar, para a nossa Verdade Interior. Mais uma vez - Parabéns!

    Um beijo na tua alama

    ResponderEliminar
  7. Confiante Shin_Tau

    Sabes que não sou dada a rituais mas respiro palavras e estas que aqui colocaste na invocação a Atenas tocam a alma e relembram-nos o propósito, O Bom Combate a que nos propusemos.
    A todos que gostam de rituais; àqueles que acreditam mas não os fazem e aos outros que apenas gostam de ler coisas bonitas, que sintam o poder divino das palavras usadas neste ritual.
    Que a todos a Deusa ajude a caminhar pelo Caminho do Meio.
    Um abraço meu amor
    IdoMind
    p.s lindo, lindo,lindo obrigado por me "ordenares" que lesse :) conheces-me mesmo...love ya

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com