Avançar para o conteúdo principal

Meditação com o Eremita

Não me senti inspirada para criar uma meditação e encontrei uma que achei servir plenamente para o que desejo, aqui vai!


Comece por escolher o local onde irá fazer esta meditação. Prefira um local calmo, não muito iluminado. Coloque a carta do Eremita sobre uma mesa no ponto cardeal norte, acenda uma vela e sente-se confortavelmente à sua frente. Feche os olhos, inspire e expire até se sentir relaxado e calmo.
Sinta que à sua frente se encontra o arquétipo do Eremita. Observe-o bem, veja como ele está em perfeita harmonia com o ambiente que o cerca e detém em si a força interior para superar qualquer obstáculo.
Inspire e expire, sinta-se completamente relaxado. Está agora numa estrada comprida, é noite e apenas a luz brilhante da lua ilumina o seu caminho. Ao longo avista o Eremita, um velho frade que caminha na sua direcção com passos lentos, porém firmes. Ele dirige-se para si, traz consigo uma lâmpada que ilumina o caminho escuro e o cajado onde se apoia.
Encontra-se com o Eremita. Ele vem oferecer-lhe a sua luz interior, luz capaz de dissipar as trevas. Traz igualmente a sua mente e coração abertos e repletos de luz e paz. Observe-o. Veja como os seus olhos são bondosos, dirija-se a ele e diga-lhe: "Mestre, ilumina o meu ser, ajuda-me a encontrar a minha lâmpada."
O Eremita coloca a sua lâmpada à altura do seu coração. Abra-o e preste atenção ao velho sábio, ele quer conhecê-lo melhor, fale com ele, ele aceitará tudo o que tiver para dizer, até o seu silêncio, pois veio até si para o ajudar e não para o repreender.
Agora é o mometo de encontrar respostas: ouça o silêncio, sem pressa, leve o tempo que achar necessário, escute apenas o seu coração.
O Eremita ajuda-o a escolher a chama que se ajusta à sua lâmpada interior, guarde-a no seu coração.
Agradeça e despeça-se dele.
Observe o Eremita a afastar-se e, aos poucos, desvaneça a imagem do Eremita.
Concentre a sua atenção na respiração e saia progressivamente do relaxamento.
in Meditações com o Tarot, Gabriela Barros

Esta meditação é útil para acalmar a mente e encontrar-se interiormente! Espero que vos seja útil! Na segunda não houve oportunidade para colocar a meditação, mas hoje, dia de Rafael, também é um bom dia para meditar! Have fun!

Num dia de São Cândido, São Eulógio e Rafael, Regente da Energia de Mercúrio

Comentários

  1. Olá Shin Tau

    Isto de falta de inspiração será contagioso ou como diz a IdoMind é pelo facto das energias durante o tempo da Quaresma estarem meio "manhosas"?
    Ainda em relação à Estrela de Belém os Caldeus e Babilónicos consideravam Jupiter como o planeta do rei e Saturno como o planeta de Israel daí terem ido procurar o rei dos israelitas como a conjunção dos dois planetas parecia determinar.
    O que a gente aprende quando procura!!!

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Shin Tau

    Muito bonita esta meditação.
    Hei-de fazê-la, sim.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Viajante,

    acho que é mesmo do tempo, pois nem para o ritual tive caacidade! Mas o que vale é que há outros e tão bons ou melhores do que eu faria!
    Realmente quando procuramos encontramos muita coisa, às vezes a dificuldade é saber o que fazer com o que encontrámos!!!

    Beijocas

    Hazel,

    ;) eu já a fiz e posso-te dizer que é muito boa!
    Adorei! Espero que corra bem e que alcances o que desejas!
    Kisses

    ResponderEliminar
  4. Não façamos meditação somente quando estamos querendo melhorar nosso ambiente e estado de espírito. Façamos também a todo dia e todo momento. Isso nos eleva e nos faz mais inteligentes até.

    Pensar é uma dádiva nos dada, e não podemos fazer mal uso dela. Pensemos de forma correta, isso é meditar.

    Direto do Brasil
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Leonardo,

    que anotação tão linda. Concordo contigo, devemos meditar sim todos os dias. Contudo, esta tem um propósito diferente, não vamos todos os dias procurar o Eremita e encontrar a nossa lâmpada, só se andarmos muito às escuras, hihihihi

    As meditações diárias serão e terão um propósito diferente. Talvez um dia coloque aqui algumas!

    Um abraço e beijo iluminado

    ResponderEliminar
  6. Parabéns para trazer até os esta Lâmina dos Mestres Arcanos Maiores!

    Continue a brilhar sempre assim!

    O meu Abraço de Luz!

    ResponderEliminar
  7. Shin_tau.

    Eu não tenho essa visão das cartas e sou totalmente neófito no assunto.

    Vou esperar pelas dicas de meditação diária, e se possível posso dar algumas dicas das técnicas que eu uso, baseado no TAO.

    Por falar nisso. Há tempos que eu não paro para meditar.

    Direto do Brasil
    Um Abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com