Avançar para o conteúdo principal

Reflexão Semanal com o Dependurado

A semana que passou, regida pelo Dependurado, deu-nos muito em que pensar. Foram questionadas algumas estruturas mentais, algumas crenças, alguns modos de operar, enfim, foi uma semana de análise consciente. O que nos ensinou, ou pelo menos tentou ensinar, o Universo?

Para haver um questionamento é urgente haver silêncio interior, para se encontrar a Verdade temos de estar serenos. Essa paz interior só nós sabemos qual é, pois cada um tem uma forma diferente de a encontrar e dialogar com ela.
O Dependurado, nessa posição incómoda e de auto-sacrifício, e o início da semana enviou-nos para dentro de nós numa acção sem acção, um recolhimento em direcção à solidão, que é tão importante.
Este tipo de não-acção exige um tempo, não é algo que se consiga de um dia para o outro e, por isso, foi-nos ensinado que precisavamos esperar. Esta tarefa deve ser levada a cabo com muita paciência, a separação do joio e do trigo que germinam em nós, não é algo fácil de compreender e, assim, pediam-nos calma. Mas acima de tudo uma análise verdadeira ao que encontrassemos dentro de nós.
Quando uma situação destas acontece, é inevitável que nos ausentemos mais do mundo exterior, pois é impossível até, muitas vezes de dialogar seja com quem for. Por isso, quando se decide mergulhar dentro de nós durante um período, é importante dizê-lo aos outros com quem convivemos, para que o nosso espaço seja respeitado e as nossas energias não sejam dispersas em discussões inúteis ou explicações vãs. Nestas alturas o melhor é mesmo rodearmo-nos apenas das pessoas que já nos conhecem bem e que por haver uma tal sintonia nem precisa de haver diálogo.
Quando estas condições estão reunidas, surge uma vontade dentro de nós, a de buscar novos horizontes, quando conseguimos o que desejávamos conseguimos também dar aos outros aquilo que eles nos deram. Isto é, se nos ajudaramrespeitando-nos e permitindo-nos encontrar o que procurávamos sozinhos, quando essa tarefa terminar seremos muito mais calorosos e conseguiremos dar o que encontrámos. Porém, se houve pessoas que durante o processo não nos respeitaram e condicionaram até, essas serão daquelas que deveremos eliminar da nossa Vida. Quem não nos respeita não deve estar connosco no Caminho, somos uns quantos biliões, haverá de certo outras pesssoas que estejam na mesma sintonia que aquelas que não estão na nossa, por isso, acreditem, elas serão mais felizes e conseguirão melhores resultados se não estiverem connosco. Faz sentido para vós?
E novamente se repete o ciclo, introspecção, silêncio, procura, rodearmo-nos de pessoas com a mesma sintonia e dar, dar um Amor Incondicional Total!
E é nesta Roda de Vida que vamos melhorando e, por conseguinte, melhorando o espaço onde estamos e qui ça melhorando os outros que se cruzam connosco.
Foi esta a reflexão semanal do Dependurado. Deixo apenas uma indicação, o Ás de Copas que iniciou a semana repetiu-se na sexta-feira, fechando um ciclo de introspecção, de busca de algo que apenas reside em nós.

E esta semana como será?

Comentários

  1. My Friend,

    Como "retirar" do nosso caminho alguém que não está na mesma sintonia, que não nos deixa evoluir e a quem nós também estamos a prejudicar, se de alguma forma não nos conseguirmos libertar dessa ligação?

    Hugs

    ResponderEliminar
  2. Shin_Tau Bruxa do Caneco,

    A minha semana foi exactamente como descreveste.Muito introspectiva, muito metida comigo mesma, mas sem que estivesse particularmente triste ou aborrecida com alguma coisa ou com alguém.
    Senti que algo andou a germinar dentro de mim. Não fiz uma análise tão consciente do meu estado de espírito porque desde míuda, como sabes, tenho longos períodos de silêncio. Este foi mais um.

    Mas realmente os resultados foram diferentes.Houve pessoas que se afastaram de vez.Houve situações em relação às quais adoptei, de modo institivo, uma posição diferente.E sem faze nada.Não houve mesmo qualquer acção.
    Certeira esta tua reflexão.

    Talvez coincida com a época que estamos a passar: começou o Caminho para a Cruz...na Sexta haverá um sacrifico que três dias depois resultará numa ressureição...

    Pela dor, talvez de largarmos, de deixar ir, da morte de alguma coisa em nós e com o que não nos identificamos mais, vamos aingir a salvação..que tendência para o devaneio...sorry

    Beijos e obrigada por este soco no estomâgo
    IdoMind

    ResponderEliminar
  3. "Estômago"
    até me dá para novos acordos ortofráficos..lol

    ResponderEliminar
  4. Olá Shin Tau

    De facto a minha semana foi muito instrospectiva. Talvez devido à situação da minha mãe que vou ter de resolver na minha ida aí na Pascoa, mas também pela necessidade que senti de equacionar certos aspectos da minha vida pessoal e profissional. Para não falar dos sempre salutares "embates" e partilhas aqui neste espaço livre de troca de ideias.

    Obrigado pelas suas partilhas e pela sua amizade.

    Beijinho

    O Viajante

    ResponderEliminar
  5. Ô moça.

    Eu realmente não entendí a parte que você fala: "Porém, se houve pessoas que durante o processo não nos respeitaram e condicionaram até, essas serão daquelas que deveremos eliminar da nossa Vida."

    Eu acho que estas pessoas vivem em um mundo alienado e estão sempre no andar da carruagem e concordo contigo. Elas não tem o menor respeito pela independência espiritual do próximo. Mais eliminar? Achei essa palavra muito forte para a ocasião.

    Fica a minha crítica.

    Direto do Brasil.
    Um Abraço brasileiro moça...

    ResponderEliminar
  6. Léo as tuas anotações são sempre bem-vindas!
    Quanto à crítica foi aceite e respeitada ;)
    Eliminar não é algo permanente. Eu faço isso muitas vezes elimino pessoas e situações da minha vida, mas de forma consciente, sabendo que um dia poderão voltar a estar na minha vida, se as coisas mudarem. Mas há muito tempo que percebi que há pessoas que passam e não voltam, há pessoas que permanecem durante um certo período e depois desaparecem e há aquelas que ficam para sempre. Tudo é como na Roda Da Vida e há que aceitar que assim é!
    Quando elimino pessoas significa que essas não têm mais uma presença activa na minha vida, no meu caminho, não as mato rkrkrkrkrkr nem faço bruxaria para isso. É tudo um desafio interior e consciente, elas até podem estar presente, mas não partilham mais da minha Vida. Será que agora me fiz entender melhor? Ou continuas a achar eliminar muito duro? Se sim, não faz mal ;)
    Tudo são escolhas :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp