Avançar para o conteúdo principal

Lâmina V

Foi uma semana tão festiva que quase não sobrava tempo para vos deixar a minha visão sobre o Hierofante, carta que nos acompanhou esta semana intensa.

O Hierofante, o Papa no baralho de Marselha, é a carta V na Rota do Peregrino. Para falar sobre ela, será inevitável falar sobre a simbologia do número 5, sobre o papel que este homem tinha na instrução espiritual do Egipto e da Grécia e sobre Mercúrio/Hermes.
A primeira questão importante e que símbolos principais deverá esta carta ter nos variadíssimos baralhos de tarot que podemos encontrar?
O Hierofante simboliza a instrução, é um estado a que o peregrino chegará porque, depois de ter estudado, chega a sua hora de ensinar o que sabe, afinal ele é o poder da comunicação. Perante isto, deverá estar representado com o caduceu, símbolo de poder desta figura. O caduceu, que pode ser visto como a varinha mágica do Mago, deve representar os três mundos onde o Hierofante chega. Ele, também conhecido como Sumo Pontífice, tenta representar a capacidade que o Homem tem em fazer pontes entre o Indivíduo e o Divino. Então, este caduceu representará o espiritual, o anímico e o material, os tais mundos alcançados pelo Papa. No caso do caduceu não estar representado, deverá o Hierofante ter uma coroa com três níveis, sendo a sua simbologia a mesma.

O Iniciado faz um gesto com os seus dedos, neste gesto ele está a abençoar, a transmitir as suas energias aos dois discípulos que estão aos pés do seu trono. Este elemento, onde ele se encontra sentado, mostra-nos que há uma estabilidade adquirida nas cartas anteriores, que a Imperatriz foi-nos frutífera. Porém, neste trono o Hierofante mostra-nos que para manter a estabilidade é necessário continuarmos a ser criativos, a manifestar a nossa Vontade no Mundo Manifestado, o que nos é dado a perceber pelo seu gesto de poder.

Mas que poder é este que ele exerce? O Hierofante, representado pelo número 5, é um somatório dos 4 elementos, das 4 sensações, dos 4 sentidos, ele domina já a matéria e agora irá começar a dominar o mundo espiritual. O 5, representado pelo pentagrama, é o Homem Cósmico, aquele que ao dominar os 4 elementos se coloca a si no centro da criação.
Esta lâmina é a primeira onde aparecem mais pessoas além da figura central, aos seus pés estão duas pessoas, uma com as mãos para cima, outra com as mãos para baixo. Aqui está a representação do poder que o Iniciado irá exercer. O discípulo que tem as mãos para cima revela a fé, a capacidade de acreditar que é um instrumento de algo Maior. O discípulo que tem as mãos para baixo indica o seguidor cego, aquele que não questiona, que busca respostas pré-formatadas. Então, que tipo de discípulo somos nós? Que tipo de discípulo temos à nossa volta? O que queremos afinal dominar os outros ou o dominarmo-nos? Estas são apenas algumas das perguntas que poderemos fazer ao Hierofante, outras haverão, se quiserem podem anotá-las.

O último elemento que deverá estar representado na lâmina são as colunas, este Hierofante está ligado à Alta Sacerdotisa, enquanto ela está e permanecerá dentro do Tempo, ele vem para fora, vem pregar o Conhecimento.
O Hierofante é o comunicador natural, regido pelo signo Touro onde a sua missão é trazer o Divino ao Indivíduo, ele precisa de ter o dom da palavra, por isso teremos de compreender que Hermes lhe está também associado.
Hermes é o deus que nos conduz à caverna dos Infernos para podermos realizar a nossa iniciação e só com ele poderemos de lá voltar. Ele é o regente do chakra laríngeo que nos possibilita o acesso à terceira visão. Em cabala diz-se que Daath (a esfera oculta) se encontra entre esses dois plexos. Assim, para podermos seguir um caminho de pregação, de transmitir o conhecimento adquirido, teremos de ter a nossa capacidade comunicativa alinhada com a nossa percepção, só assim o Hierofante nos poderá guiar às nossas decisões correctas, aos Amantes.

Portanto, quando estamos perante esta carta tão poderosa, que nos leva a reflectir sobre o Caminho que desejamos trilhar, deveremos saber que é importante ouvir os outros, que todos nos poderão ajudar a encontrar o nosso Caminho, mas que devemos acima de tudo ouvir a nossa voz interior, só assim faremos as escolhas que nos levam ao que desejamos. Com Hermes aprendemos que é importante pensar no que nos dizem, que reflectir sobre as coisas é um dom que devemos cultivar, nada de aceitar piamente os conceitos exteriores, nem os interiores, tudo deve ser questionado!

O Nodo Ascendente tem um artigo muito interessante sobre esta carta também, uma visão diferente mas complementar do que aqui foi dito, se vos interessar vejam aqui.

Que vos disse este Arcano durante esta semana em que nos andou a influenciar? Têm uma visão diferente da minha? Partilhem, se quiserem, claro!

Comentários

  1. Linda visão!
    Nada a acrescentar...

    ResponderEliminar
  2. Shin Tau!!! Me sinto encantado por conhecer seu espaço. Pois essa semana a questão sobre como harmonizar a mente racional (Hermes, Mercúrio) com o espiritual e o abstrato (Netuno) tem ocupado minha cabeça. Qual seria a carta correspondente para Netuno? Me sinto também inspirado para aprender aprender mais sobre o Tarô. Obrigado por compartilhar!

    ResponderEliminar
  3. Esta semana me foi questionado os rumos e meu direcionamento nos conhecimentos esotéricos.

    Digo-te que eu vou ser aquilo que eu quiser ser. Tampouco aceito informações exteriores se não estiver de acordo com os meus entendimentos.

    Sei que no caminho do meio não podemos ser ensinados, devemos aprender sozinhos.

    PS: Sumiu do MSN.

    Direto do Brasil.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. adriana,

    obrigada pela presença sempre positiva. Fico contente por teres achado a minha visão linda :*

    ResponderEliminar
  5. Marcelo Dalla,

    origada por aparecer, também me tenho sentido em casa no seu espaço, ainda não tive oportunidade de comentar algo, ams digo que tudo tem feito sentido! Acompanho atentamente!

    Na verdade Mercúrio costuma ser associado com o Mago, carta I, mas eu achei-o aqui mais pertinente. Assim em resposta ao Neptuno talvez o ligasse à Lua, o lidar com as ilusões, com os nossos desejos, com as nossas fantasias. A Lua está ligada a Peixes, que por sua vez é regido por Neptuno.
    Sinta-se sempre em casa para aprender, partilhar ou dar visões diferentes.

    Bem vindo ao Grimoire e à corrente de Amor.

    :)

    ResponderEliminar
  6. Léo,

    concordo muito contigo, como diz a adriana, é uma questão de relembrar :)

    No MSN desapareci, de facto, têm sido semanas intensas, um festival de cinema em Lisboa, a festa na Cova do Urso e, claro, o trabalho. Além disso, retomei as minhas práticas físicas. Terei de organizar a minha vida, para poder continuar a ter tempo para tudo.
    No entretanto, vamos falando um pouco por aqui e por lá.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  7. Olá Shin Tau

    Passa pelo meu blog tá??

    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp