Avançar para o conteúdo principal

Oração a São João

Esta oração é retira de um compêndio espectacular que a editora Anjo Dourado publicou, chama-se O Grande Livro de Orações, um must em qualquer biblioteca caseira. Desde que o adquiri tem estado na cabeceira da minha cama e quase todas as noites encontro nele uma oração para alguém que me pediu ajuda ou para mim mesma. Divino!!!

A noite mágica de São João já foi e este ano decidi seguir o meu coração e não realizei os rituais que há dois anos faço nessa noite. Não sei bem as razões, pois foi uma questão emocional, não estava para ali virada, a experiência do passado ano ainda estava muito na minha mente. Todavia não quero deixar que essa noite fique em claro, por isso partilharei a oração que creio ter dado origem a um dos rituais. Esta oração pode muito bem substituir um ritual, quem sabe este ano crio o meu próprio ritual para essa noite cheia de poder!


Para conseguir encontrar um companheiro.

Nesta noite mística, meu São João, em que elevo o meu pensamento ao Alto, peço-te, meu pastor de ovelhas, a tua protecção, a tua ajuda, a tua intercepção para que eu possa demonstrar a minha fé em ti.

Peço-te, Santo, que esta devota tenha o teu amparo quando pisar as brasas ardentes; que o fogo não me queime, assim como a iniquidade que havia; ao tempo em que viveste não queimou as virtudes que possuías; assim como a ovelha indefesa encontra guarida nos teus braços, quero também encontrar amparo na tua bondade; assim como a ovelha tímida e humilde tem a tua protecção, quero também que sejas o meu pastor.


Meu São João, permite que nesta noite de mistério e poesia eu saiba destinguir ou escolher aquele que será meu companheiro.


Assim como arde a fogueira em teu louvor, que também a chama da paixão e do amor queime no coração do eleito, de quem eu gostaria e pretendo faze-lo feliz sobre a tua protecção.
Noite fria.

Fria também é a minha Vida; porém, quando invoco o teu bendito nome, a minha fé é quente e percebo que a minha esperança também se aquece, porque sei que nunca desamparaste uma ovelha tua meu São João, quando fito a fogueira em teu louvor, a minha súplica é a de que os males que me afligem se tornem cinzas como a sua lenha; que esta prece suba ao céu como a sua fumaça; que o sofrimento que me fustiga se queime nas suas labaredas; que ao apagar-se também se extinga o ódio, o ciúme, a inveja, a perseguição, enfim a maldade dos meus adversários e que no próximo ano, eu acenda outra fogueira em agradecimento a ti, pela graça que alcançarei ainda neste dia.


Num dia do Nascimento de São João Baptista e Rafael, Regente da Energia de Mercúrio

Comentários

  1. É muito bonita e intensa a oração!

    Então, e para as pessoas que já têm companheiro, não há outras orações? Sei lá, por exemplo, para aumentar o desejo e energia para fazer....
    que tal?

    ResponderEliminar
  2. Querida Shin,

    Que bela oração, vou passar a mensagem a uma amiga.

    Estou com a Hazel, então e os "amigados", "casados",
    "enamorados"... (hihihihihihi)

    (Deixei passar a tal "daquela" noite mágica, pronto. Ainda não há frutos.)
    ;P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Já cá vim duas vezes a ver se aparecia mais alguma oração, mas nicles.

    Deixa cá espreitar pela janela, a ver se te vejo por aí a voar, bruxinha!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Hazel,

    minha querida, desculpa, mas ontem não estive por aqui mesmo! Obrigada por espreitares, mas eu e a minha vassoura andámos todo o dia a viajar rkrkrkrkrkr

    De facto é uma questão pertinente, mas não há nada. PAra essas situações há orações para a paz e protecção do lar, para melhorias materiais, enfim, as aflições que ocupam a mente das pessoas casadas. Quanto ao aumentar aquilo que já temos, podes dar a volta à oração e alem de a tornarmos num aoração de gratidão, pedir para a que nossa chama não se apague nunca.

    Que tal?

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Marise,

    é assim, tudo tem um tempo e quanto mais ansiosos estamos mais difícil. Esta noite sonhei também com coisas desse género, estranho!!! Fizeste-me lembrar isso agora o_O

    Bejcoas

    ResponderEliminar
  6. Bem me pareceu que tinha visto a tua vassoura voadora em excesso de velocidade! lol!

    Muito boa a tua sugestão.
    Esse livro deve ser realmente bom.
    Eu só tenho um livro de orações. Chama-se "O livro do exorcista" (não tem nada a ver com o filme), e

    - olha que engraçado -

    só agora é que reparei que é da Novalis! Já o tenho há vários anos, nunca tinha reparado na editora.

    O mundo é pequeno e brincalhão!

    ResponderEliminar
  7. Bem me pareceu que tinha visto a tua vassoura voadora em excesso de velocidade! lol!

    Muito boa a tua sugestão.
    Esse livro deve ser realmente bom.
    Eu só tenho um livro de orações. Chama-se "O livro do exorcista" (não tem nada a ver com o filme), e

    - olha que engraçado -

    só agora é que reparei que é da Novalis! Já o tenho há vários anos, nunca tinha reparado na editora.

    O mundo é pequeno e brincalhão!

    ResponderEliminar
  8. Shin Tau

    Vim agradecer a referência ao 'O Grande Livro de Orações' e à editora. So much zen for me.

    Posso contar-te uma pequena história sobre este livro?

    Em 1998 trabalhava eu ainda nas Publicações Europa-América (no departamento editorial) e a administração encomendou-me que eu fizesse uma colectânea de orações populares portuguesas, à semelhança do que já tinha feito com outros temas. Na altura, eu sabia tratar desses assuntos de compilações. Além disso pagavam-me.

    Só comecei essa colectânea depois de ter sido submetido a 2 cirurgias em Londres, em Maio 1998.

    Demorei 14 meses a fazer a obra, tal e qual como a edição que tens em casa.

    Foram meses de pesquisa, numa época em que a internet e o Google não são o que são hoje, com o meu gato (o «Preto») ao meu colo, ainda não era tão barrigudo como sou hoje. :) Hoje, ele quer vir para o meu colo e não há espaço para ele se aninhar.

    Sabes, Shin Tau, fazer esse funcionou como um gigantesco mantra que eu emitia diariamente, pois ao transcrever para o computador, eu dizia em voz alta, devagar, para acompanhar o dedilhar. Meses de mantras!!

    Quando ficou pronto, marquei reunião com o administrador para lhe entregar o manuscrito, com ilustrações e tudo.

    Foi uma conversa rápida.

    Disse ele: então, o mesmo valor de sempre (100 contos, ainda não havia euros).

    Isso era o que eles me pagavam para livros com 90 páginas. Sabes bem o tamanho do 'Grande Livro de Orações'.

    Respondi-lhe que era pouco, que pelo menos devia ser o triplo. Ele disse: fica em 200 e não se fala mais nisso.

    Dei por mim a responder-lhe assim: É insuficiente para o muito trabalho que tive. Aproveito e despeço-me da empresa. E não se fala mais nisso.

    Assim.

    Meses depois, em Março de 2000, publiquei esse livro, sendo o primeiro da minha editora. Funciona lindamente e ao longo dos anos tem vendido muito bem. Tem pago imensos salários do pessoal que trabalha comigo. Tem-nos ajudado a viver e a publicar outros livros.

    Para mim, é e será sempre um livro muito especial.

    Há mais de um ano que criei um site com a totalidade das orações do livro:

    http://www.anjo-dourado.com/oracoes/

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Hazel,

    hihihihihi bruxinha linda, havia um engano, eu tinha escrito NovaLis, mas não era é Anjo Dourado!

    Contudo, não deixa de ser engraçado!

    :**

    ResponderEliminar
  10. António,

    fiquei tão feliz que tenha partlhado a história desta colectânea :) Já me havia dito alguns pormenores, mas não tantos :) Quando fiz esta partilha confesso que pensei em dar umas dicas sobre a importância que ele tem, mas assim foi muito melhor!!!

    Mais uma vez dou-lhe os parabéns, pois é um Grande Livro mesmo, tem me acompanhado e muito!!! Aconselho-o a todos!

    Beijocas grandes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com