Avançar para o conteúdo principal

Ritual do Solstício de Verão

Amanhã chegará o Verão, chegará o ponto auge da maturidade do Sol, isto é, será o dia em que a sua energia emanada será mais forte, pois a partir dai começará o seu declínio, o seu enfraquecimento. Será o dia em que o deus Pai emanará o Triplo Raio sobre a Terra. Por tal, será um dia para comemorar e aproveitar para nos reequilibrarmos, colocarmo-nos em sintonia com a Grande Roda da Vida.

Como é uma noite de festa deveremos ter vinho, água, uma vela vermelha e uma verde, pois a festa é dedicada à energia Primordial nas suas duas polaridades.

Depois de fecharmos o Círculo de protecção e pedir às Entidades que venham estar presentes para nos auxiliar, comecemos este ritual por colocar a vela vermelha à direita e a verde à esquerda da taça grande. No meio da taça grande, a taça que habitualmente usamos para o fogo, devemos colocar uma taça com água.
Acendemos a vela verde e dizemos:
- Grande Mãe, que te manifestas nas florestas verdes, Senhora das Estrelas, Tecelã dos Destinos, eu te invoco em todos os teus nomes e poderes e peço-te que abençoes esta água.

Acendemos a vela vermelha e dizemos:
- Senhor do Sol, que dás fertilidade e abundância à Grande Mãe, eu te invoco em todos os teus nomes e poderes e peço-te que me acompanhes e protejas neste ritual.

Erguemos os braços sobre a taça grande e dizemos:
- Esta é a Taça Sagrada da Grande Mãe das Três Idades. Esta é a água consagrada que abençoa e renova, tal como os raios do Sol alimentam e abençoam a vida.

Passamos as mãos sobre as chamas das velas, verde e vermelha, enquanto se faz um pedido ou se manifesta um desejo.
Mergulhar o dedo indicador na água consagrada e traçar um pentagrama sobre a fronte.
Ajoelhar perante o altar. Dizer:
- Sou uma pedra do Grande Templo, sem tamanho nem idade, onde a Energia Primordial, nas suas duas polaridades, se manifesta aos homens. Sou uma serva da Grande Mãe e do Grande Pai. Que as Energias e as entidades dos Planos Intermédios sejam minhas testemunhas.

Colocar a taça do vinho, por alguns minutos, sobre o pentagrama. em seguida, erguer a taça, com ambas as mãos, sobre o altar.
Dizer:
- Honra para os Senhores dos Planos, Entidades Intemporais, manifestações da Energia Primordial.
Que a sua bênção caia sobre a Terra.
Que os nossos justos desejos se cumpram.
Que o Bom Caminho continue a ser percorrido.
Assim seja.
Depois disto, despedirmo-nos das entidades que nos protegeram, enviando-as de volta e abrimos o Círculo.

in, Rituais Para um Novo Mundo, José Medeiros

Num dia de São Silvério e de Cassiel, Regente da Energia de Saturno

Comentários

  1. Olá Shin

    O que sentes quando celebras estes rituais? Fazes estes rituais sozinha ou em grupo?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Shin Tau, gostei muito. A fotografia do altar está ´optima.

    O solstício de Verão evoca crescimento rápido, projectos em franca expansão, profunda união sexual, força e o desejo de partilhar a riqueza do universo. As magias feitas nesta altura são para nos trazer amor, beleza, protecção, energia física e mágica, coragem, casamento e todas as magias que envolvam o elemento do fogo. As cores do Verão são os tons vibrantes do verde, do azul, do rosa e do amarelo. Encabeçando o Verão está Turiel, que também é invocado para a devolução dos pássaros pequenos aos seus donos. Os anjos abaixo dele incluem Gaviel, Tariel e Gargatel que funcionam como guardiães da estação. Oranir é o chefe do solstício de Verão e é considerado eficaz contra o mau olhado. Estes anjos fazem sentido para ti? Não tenho a certeza disto (nem de nada, diga-se). Retirado da minha base de dados. :)

    ResponderEliminar
  3. Olá minha querida Shin gostei muito da foto do altar.Li com muita atenção todo o ritual, aliás como faço sempre.Tudo isto me encanta.Também estou curiosa como a Samsara, lol.Beijocas grandes e fofas e bom fim de semana com sol.
    P.S.:Eu gosto do Verão mas adoro mais a Primavera.

    ResponderEliminar
  4. Ah já me esquecia li com muito interesse o comentário do nosso querido Ursito (José)António Rosa.Como já disse todos os assuntos relacionados com a magia e o oculto me encantam desde sempre.Assim como a Astrologia, mas eu sou uma perfeita leiga nisto tudo, lol.

    ResponderEliminar
  5. Sam,

    há já algum tempo que faço estes rituais sozinha. Fazê-los em grupo tenho a oportunidade de gerar mais energia, mas sozinha tem uma profundidade diferente.

    Quando realizo estes rituais de celebração sinto uma grande alegria, sinto-me viva e una com o Universo. Mas também sinto uma grande responsabilidade e respeito pelas entidades que me aparecem para proteger ou para eu homenagear.

    Por curiosidade, nem todos os rituais são iguais e às vezes acontecem coisas muito diferentes.

    Obrigada pela pergunta, é bom poder dizer o que sinto :)

    ResponderEliminar
  6. Doce António,

    linda anotação, cheia de conhecimento importante. Quanto aso anjos, nunca ouvi falar desses, mas vejo que me estás a levar até eles :)

    Este ritual para mim é uma marca de uma era da emoção, da época da mulher, da receptividade. Quanto aos anjos o meu conhecimento é muito rudimentar, obrigada por me alargares o leque


    Beijocas encantadas

    ResponderEliminar
  7. Maria de Fátima,

    é o meu altar, do ritual do ano passado :)

    Já respondi à Sam, obrigada por teres também colocado a questão.

    Todos temos assuntos em que não nos sentimos à vontade, mas a nossa intuição/percepção ajuda a compreender algumas coisas.

    Vem e partilha o que sentes sempre, isso é muito bom, pois tens muita coisa linda para dar :**

    Eu também adoro a Primavera, o Verão deixa-me tipo balão com o calor rkrkrkrkrk mas somos as duas carneiros, por isso, a primavera tem outro encanto, é a nossa Força.

    Beijcos e bom fim-de-semana amiga

    ResponderEliminar
  8. Olá Shin Tau!
    Muito bonita toda a mística que envolve os rituais.
    São tremendamente poderosos.
    Hoje eu realizo pequenos rituais diários num altar vivo que é o lugar onde moro.
    Amanhã, aqui nós teremos a entrada do inverno...um momento de cuidar das raízes!
    Achei linda esta sua postagem e gostei também do texto do António.
    Um beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  9. E QUAL SERIA O RITUAL PARA O INVERNO?
    AMANHÃ COMEÇA NOSSO INVERNO
    BOM VERÃO

    ResponderEliminar
  10. Astrid,

    querida, creio que é importante fazer a comemoração, mas graças a Deus, cada um tem a sua forma de dialogar com o Uno, por isso, há formas diferentes para o fazer.

    Que esse novo ciclo seja bem produtivo, para mim o Inverno é o tempo de inícios, é a época do masculino, da acção.

    Beijocas encantadas

    ResponderEliminar
  11. Dona do Mundo,

    podes ver aqui o ritual

    http://grimoiredomago.blogspot.com/2008/12/ritual-do-solstcio-de-inverno.html

    Bom Inverno para ti :)

    ResponderEliminar
  12. Shin, lindíssimo ritual! A magia está viva em todas as coisas e em todos os nossos actos se a ela estivermos abertos. Eu também vou fazer o meu ritual, mas este ano será um ritual pessoal relacionado com a fase em que estou do meu processo de crescimento...será também uma dádiva ao Universo por tudo o que este me tem dado.
    Um beijo enorme

    ResponderEliminar
  13. Siala,

    desejo-te um bom ritual, que a magia acompanhe os teus passos e ilumine sempre o teu caminho.

    Beijocas encantadas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp