Avançar para o conteúdo principal

O anjo da Morte

- O homem vem, constrói, tem a esperança de que aquela obra que está a realizar seja importante - continuou ela. - Mas, de um momento para o outro, descobre que estava a exigir mais do que a terra podia dar. Então deixa tudo e segue adiante, sem se dar conta de que transportou outros para o seu sonho - outros que, por serem mais fracos, acabam por ficar para trás. Como as cidades fantasmas no deserto. (...)

- Alguém disse que a terra produz o necessário para satisfazer a necessidade, e não a cobiça - continuou a velha.

- A Senhora acredita em anjos? (...)

- Quando somos velhos, e estamos mais perto da morte, passamos a acreditar em qualquer coisa - respondeu ela. - Mas não sei se acredito em anjos.

- Eles existem.

- Você viu algum? - havia uma mistura de incredulidade e esperança nos seus olhos.

- Converso com o meu anjo da guarda.

- Ele tem asas? (...)

- Não sei, ainda não o vi. (...)

- Também sei que vou morrer - disse Chris.

- Não, não como um velho sabe. Para si a morte é uma ideia remota que pode acontecer um dia. Para nós, é algo que pode chegar amanhã. Por isso, muitos velhos passam o tempo que sobra a olhar apenas uma direcção: o passado. Não é que gostem muito das lembranças; mas sabem que ali não vão encontrar o que temem.
Poucos velhos olham para o futuro, e eu sou um deles. Quando fazemos isso, descobrimos o que o futuro realmente nos reserva: a morte. (...)

- A morte é um anjo - disse Paulo. - Eu já o vi duas vezes nesta encarnação, mas muito rapidamente, não deu para ver o seu rosto. Entretanto, conheço pessoas que já o viram, e outras que foram transportadas por ele, e me contaram depois. Essas pessoas dizem que o seu rosto é bonito, e o seu toque é suave. (...)

- Tem asas?

- É formado de luz - respondeu ele. - Assumirá a forma que for mais fácil para ser recebido, quando chegar o momento.

A velha ficou algum tempo quieta. Depois levantou-se.

- Perdi o meu medo. Rezei agora em silêncio, e pedi que o anjo da morte tivesse asas quando me viesse visitar. O meu coração diz-me que serei atendida. (...)

in, As Valquírias, Paulo Coelho, Pergaminho

Na primeiro hora de Mercúrio do dia de Marte e S. Inocêncio, S. Vitor, S. Nazário, S. Celso

Comentários

  1. Shin,

    Vivo sem medo da morte porque seria reduzir a minha vida a uma espera.

    Também já não olho para o passado porque como aqui citas " ali não vão encontrar o que temem."

    O que escrevi hoje vai ao encontro do teu post, a vida é agora e cabe-nos decidir o que fazer com ela.e FAZÊ-LO!

    Eu vou pedir que o meu anjo tenha uns 23 anos, seja moreno e encorpado...é como o vou receber melhor...lol

    ResponderEliminar
  2. Shin Tau

    Paulo Coelho, sempre delicioso, no seu minimalismo zen.

    ResponderEliminar
  3. Olá Shinita, devemos não pensar demais na morte, mas por vezes é difícil.Beijocas.

    ResponderEliminar
  4. Que belo excerto de um livro maravilhoso...

    Obrigada!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Olá Shin Tau!

    Bela escolha de texto... lindo... parabéns, viu!

    Sabe... acho que ao invés da palavra "morte", poderia ser "a passagem para...", você não acha?
    Assim daria "leveza" à palavra e as pessoas lidariam melhor com ela (ou situação)...
    Afinal é a ÚNICA CERTEZA que podemos ter, já que estamos todos apenas "de passagem" neste Planeta...

    Beijos (minha xará querida).

    ResponderEliminar
  6. Hazel

    eu acredito nisso! Para mim também é um anjo e gostava sinceramente de ter mais consciência disso.

    :*

    ResponderEliminar
  7. IdoMind


    sempre na galhofa! Impressionante não dá para ter uma conversa séria rkrrkkrrk (brincadeirinha)

    Adoro-te

    ResponderEliminar
  8. António

    também acho! Mesmo se é possível ter várias linhas de leitura. Estou sempre a descobrir coisas com ele, adorava conhecê-lo. Aliás um dia isso acontecerá!

    :)

    ResponderEliminar
  9. Maria de Fátima

    pois eu estou a viver uma fase em que gostava de ter mais presente a Morte, isto é, que vai acontecer e que eu não sei quando é, mas tê-la mais consciente no momento em que tomo as decisões, talvez mudasse muita coisa. Mas sim, é bom, por questões de sanidade mental, não pensar muito nela rkrkrkrkrk

    Beijcoas

    ResponderEliminar
  10. Isa

    acho sim, "morte" carrega já uma conotação impossível de limpar. É só mesmo uma passagem e a única certeza mesmo. Antes ria-me com essa frase, mas hoje sinto que preciso de a viver mais intensamente.

    Acho que a ter como amiga é valioso, muda a nossa forma de lidar com o mundo. Creio que melhor que ninguém sabes do que falo.

    Beijcoas minha linda

    ah e o que é xará? rkrkrk deve ser bom, de certeza, mas não sei o que é na verdade rkrkrkrkr

    ResponderEliminar
  11. Marise the Brise

    quase que ia escapando a tua resposta ;)

    É de facto um lindo livro. Há para aí algures um post dedicado a ele.

    Beijcoas

    ResponderEliminar
  12. Isa

    lembrei-me que tenho nas mãos uma poderosa ferramenta e fui pesquisar xará, já sei o que é.

    Já viste a Marise também é nossa xará ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. É verdade!!! Mas com diferença de uma letra só, não?
    Você (o seu ...) é com A ou E??Será que você entendeu o que eu quis dizer?? (risos)

    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  14. Isa

    percebi e não há diferneça nenhum entre nós! Somos todas xarás ;)

    ResponderEliminar
  15. Shin...tenho falhado muito por aqui...tanto que estou atrasada na leitura deste belo post! Que lindo excerto este de Paulo Coelho...por acaso é um autor que tenho de investir mais, de tão bem que tenho ouvido falar...e agora pelo que li!

    Beijinhos cheios de luz

    ResponderEliminar
  16. Essencialma

    que bom estares aqui, mas não te sintas em falta, aparecerás sempre que puderes e isso será muito bom!

    Paulo Coelho é muito criticado por mmuita gente e a sua fama acaba por lhe criar ódios parvos. Tenho isso com alguns autores, mas com ele comecei bem. Adoro todos os livrs que li, ainda me faltam alguns, mas o qe sinto é que me surguem na altura certa, sempre!


    Fiqeui radiante por saber que excerto pode levar pessoas a lê-lo. Obrigada!

    Beijcoas e espero que a tua Força volte rapidamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp