Avançar para o conteúdo principal

De Úrano

Úrano, deus grego que representa o céu, responsável pela criação de vida sobre Geia (Gaia ou a Mãe Terra), vinha todas as noites cobri-la. Porém, odiava as crianças que Geia gerava, com medo que a história se repetisse, isto é, que os seus filhos o destronassem como Caos fora destronado por Érebo e este pelos seus filhos.

Geia não gostava da forma como este os tratava, por mais assustadores e disformes que os seus filhos fossem, não mereciam ser aprisionados no seu ventre impossibilitados de ver a luz do dia. Desta forma, começou a incitá-los à revolta. De todos, apenas Cronos (Saturno, o mais novo)achou boa ideia e com uma foice atacou o pai, castrando-o.

Todavia, mesmo na sua morte, Úrano continuou a ser um criador e do seu sangue derramado sobre Geia nasceram os Gigantes, as três Erínias, as Melíades e, segundo alguns, os Telquines.
A partir dos testículos lançados ao mar nasceu Afrodite - a deusa do Amor e da Sexualidade.

Esta pequena história sobre este deus tem como objectivo levar-nos a reflectir sobre o nosso Úrano pessoal, falo, é claro, de astrologia.
(imagem daqui)

Aquilo que sobressai desta aventura mitológica é a força de criação que Úrano reservava, pois mesmo num momento de ataque ele continuou a gerar criaturas. Assim é com o planeta.

Úrano no nosso mapa representa o nosso lado criativo, a excentricidade, a originalidade e a capacidade que temos ou não de a colocar em prática. É muitas vezes sinónimo de pessoas revolucionárias, anarcas, regula todos aqueles que se oponham às formas estabilizadas e preconcebidas que toldem a visão única e pessoal do indivíduo.

Creio que Úrano é um planeta de alerta pois num mapa ele pode assinalar alguns dos campos em que temos de batalhar, campos importantes como a individualidade e as nossas necessidades amorosas que nos levam para o outro. Representante também da nossa liberdade, coisa que o deus não conseguia dar aos seus filhos e de certa forma das nossas capacidades inatas para resolver karmas.

Úrano é, porém, um planeta transpessoal e, por isso mesmo, não terá muita importância para cada pessoa a análise perante o signo onde se encontra, mais importante será a sua casa. O signo que recebe este planeta tem a ver com uma geração de pessoas e não apenas com a fulana que nasceu no ano tal, dia tal, às tantas horas. Pessoas com a mesma idade ou com diferenças entre os sete anos, poderão ter Úrano no mesmo signo, uma vez que este planeta leva por volta de 7 anos a completar a sua transição num signo.
(imagem daqui)

Sendo o planeta regente de Aquário, torna-se mais fácil de compreender a função que ele tem no nosso mapa. Além de romper com as amarras e todas as restrições à possibilidade de manifestação da nossa essência criadora e individual, Úrano age perante o inesperado, as mudanças bruscas, os rompimentos rápidos de forma célere, para que o indivíduo possa rumar para o colectivo.

Se Úrano tivesse compreendido que aprisionar os seus filhos por medo que a história se repetisse era apenas uma forma de estar a dar terreno para que ela acontecesse de facto, teria oferecido a liberdade e mantido a sua capacidade criadora. Que sirva de lição a quem deseja ter algo na sua vida, o medo e a posse apenas nos mantém aprisionados à eterna roda cármica.

Resumindo, Úrano pode guiar-nos a uma personalidade mais livre e única, pronta para ser entregue nos braços da onda cósmica, despertar a centelha divina que habita em nós. Para isso, deveremos largar os medos e actuar nos campos onde Úrano nos indica pois é lá que reside a nossa capacidade para aceitar as mudanças súbitas, para dar ouvido às necessidades espirituais e para desenvolver o SER.

Em guisa de conclusão, Úrano está para nós como a estrela esteve para os Reis Magos. Peço agora aos meus queridos amigos astrólogos que corrijam, complementem ou aprovem estes dados, pois como sabem, a minha iniciação é recente e posso estar a interpretar menos correctamente.

Em breve espero colocar textos de interpretação de Úrano nas casas. Até lá, beijocas!

Comentários

  1. Salve!

    Adorei este Blog maravilhoso! Esta cheio de energias fantásticas! Um local exemplar para todos aqueles que amam as energias e a Mãe Terra que precisa tanto de nós neste momento!

    Saudações da Energia da Terra!

    ResponderEliminar
  2. Olá Pilar de Energia

    muito grata pela tua visita e pelas palavras carinhosas que deixaste. Irão ser transmutadas e libertas através de partilhas aqui para a Mãe.

    Já vi que temos o Reiki em comum ;) ir-te-ei visitar.

    Beijocas violetas :)

    ResponderEliminar
  3. Shin...só posso sorrir perante mais uma sincronia...estava eu a pensar em ver o que se passa com Urano na minha carta neste momento...
    Namaste!

    ResponderEliminar
  4. Siala

    é bom quando as coisas funcionam assim de forma tão simples. Basta pensar e elas acontecem :)

    Para hoje sai o da casa 1.

    Beijocas e bons estudos, depois se quiseres podes complementar o que te apetecer, ajudadno a enriquecer as matérias.

    ResponderEliminar
  5. Bravo Shin

    Fixe ter a 3.ª livre, não é?
    Obrigado por a dedicares a trabalhar para o bem comum.

    Gostei do artigo. Fui ver o teu Urano. Finissímo...lol

    Ainda ando a digerir o Alegria por isso não comentei.

    Well, keep up the Go(o)d work
    love ya

    ResponderEliminar
  6. LOL foste ver o meu??? E o teu??? LOL

    Não tenho a 3.ª livre, trabalho de manhã ;P

    Pois que não foi só dedicada a isto, andei a preparar aulas e reuniões também, foi muito produtiva.

    Ai sim, andas às voltas com o Alegria, olha nã foste a única LOL

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp