Avançar para o conteúdo principal

A Estrela Perseverante

Em termos de Tarot esta semana foi tão repetitiva. Serão efeitos de Mercúrio retrógrado? Obrigando-nos a voltar atrás e rever o que fizemos, alterar erros e aprender lições? Não sei honestamente o que foi mas o 9 de Bastões foi sem dúvida o tema desta semana com a Estrela.

Vamos ver o que Alegria nos ensina sobre isto:
As preparações para a festa de Touro decorreram de forma harmoniosa. A população não se opôs à Vontade do Líder Espiritual que havia chegado até eles. Ordeiramente realizaram as tarefas como alegria lhes propôs.

Assim, o surpreendido foi ele. Ao constatar que afinal todos seguiam as suas directrizes foi obrigado a mergulhar dentro de si e compreender o que o estava a guiar. Aquilo que desejara estava concluído e agora qual o passo que deveria dar a seguir.

Alegria sempre fora um peregrino que agira por desafios, por etapas e oposições. Agora que estava num lugar onde tudo era fluído, não podia deixar de sentir uma ligeira insatisfação. Enquanto a azáfama dos preparativos para Beltane continuava, Alegria afastou-se e foi até uma colina que ficava nem a 100 passos dali.

Sentou-se em posição de lótus, fechou os olhos e esperou que a sua mente se acalmasse. Inspirou e expirou até que os seus pensamentos ficassem todos uniformes, uma mescla de tom vermelho.

Na sua mente uma imagem surgiu, muito calmamente, como se estivesse a sair de um nevoeiro. Era uma mulher, linda, brilhante. Cabelos loiros, enormes, ondulados que lembravam as próprias ondas do mar em formação. Trazia nas mãos duas ânforas, uma em cada. Na testa brilhava uma estrela de nove pontas.

«Procuras mais uma vez conselhos sobre que passo dar a seguir. E eu venho lembrar-te que a partilha da tua água é aquilo que deves sempre almejar. A estrela que te guia dirige-te para a Grande Fonte Eterna.»

«Não compreendo porque consegui o que desejava de forma tão fácil. Receio que me estejam a enganar e que, desejoso de alcançar o objectivo, falhe em vê-lo.»

«A eterna suspeição, a eterna desconfiança dos outros. Porque te haveriam de querer enganar? Achas que brincam com as suas próprias vidas?»

«Não consegui deixar de pensar nisso.»

«O teu receio é outro! Quererás descobri-lo ou desejas apenas que te dê a resposta?»

«Bem sei. Receio não estar à altura de viver este sonho. Habituei-me de tal forma a viver em desafios e a ter constantes obstáculos a superar que agora não sei viver de outra forma. Quando tudo fica tranquilo, eu desconfio. Quando os outros me ajudam, eu desconfio. Quando os outros se opõem, eu transformo-me no meu melhor e dou a volta.»

«Ora aí está! Egriala, aquilo que te faz perseverar não é a necessidade de desafio, mas sim a necessidade de ser útil. Estar em paz e harmonia para ti é uma ilusão, às vezes até uma mentira. Não estará na altura de encontrar paz em ti?»

As palavras foram tão cortantes que Alegria não conseguiu continuar a meditação. Inspirou profundamente e a imagem desvaneceu-se. Abriu os olhos e uma lágrima rolou pela face.
Seria isto verdade? Seria ele merecedor de viver em Paz?

Ergueu-se, ajeitou as roupas, secou a lágrima com o indicador e iniciou a descida até ao vale. Uma pergunta estava agora na sua cabeça: «Seria capaz de perseverar na paz e harmonia?»

A semana com a Estrela foi óptima para mim. Senti que tudo se colocou no sítio certo, na hora certa e no lugar certo. Houve muita harmonia. Todavia, a reflexão de Alegria levou-nos para uma questão central «O que nos faz perseverar?» Será que como ele ainda precisamos de desafios, obstáculos para que a nossa Força se manifeste?

Na primeira hora de Lua do dia de Sol, S. Marcos, S. Aniano

Comentários

  1. Shin

    Como podes imaginar este post teve um significado especial para mim.
    "(...)aquilo que te faz perseverar não é a necessidade de desafio, mas sim a necessidade de ser útil. Estar em paz e harmonia para ti é uma ilusão, às vezes até uma mentira. Não estará na altura de encontrar paz em ti?»
    Até doeu.
    Serei merecedora de de viver em Paz?
    Vou tentar descobrir esta semana.
    Post do catano!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Sis

    nem comento a tua pergunta!!! Obrigada pelo feedback, não sei porquê, mas acho que esta semana bateu em bem mais pessoas! Foi muito forte!! Mesmo!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp