Avançar para o conteúdo principal

Gabarolice

Ultimamente tenho andado a reflectir um pouco sobre a gabarolice. O que é esta característica que tanto me irrita, de onde vem e por que me a espelham os outros? (ultimamente quer dizer desde dia 21 de Julho, momento em que dei início a este post!)
Sou uma pessoa comunicativa, a minha existência no colectivo não faz sentido se não estiver em constante comunicação com ele. Com uma característica destas é natural que muitas vezes os outros me vejam a gabar quando eu estou apenas a ser expressiva. rkrkrkrrk Oh meu Deus!!! Abri a caixa de Pandora

Mas a verdade é que há pouco tempo dei por mim a de facto gabar-me, a ficar toda orgulhosa sobre algo que tenho na minha vida. Quando a ficha me caiu, fiquei envergonhada, oh se fiquei envergonhada!

Eu que detesto isso no meu pai, não é que afinal também sou!!! Chiça, mafarrico!!!

Agora resta-me aceitar e corrigir! Evitar a todo o custo cair nessa parvoíce que é gabar o que tenho. Atenção, uma coisa é dizer o que se tem e o que se faz de bem, outra coisa é olhar em volta, ver os olhares e ter desejo de continuar! Querer a todo o custo cair nas boas graças e que os outros te vejam com aqueles olhos!!! C'orror!!!! Credo!!!! Como é que isto me foi acontecer!

Ah, não pensem que me tenho gabado do dinheiro, do carro e do marido que tenho. Não, não é nada disso! Tenho-me gabado muito daquilo que faço no trabalho, relatado as boas experiências para me sentir bem! Enfim...que vergonha! Será isso um indício de que o medo de perder o que tenho está a surgir e daí a necessidade de o fazer perdurar, contando e revivendo os acontecimentos?!?

Bom, tudo isto para dizer que nesta semana regida pelo Papa, onde a pregação pode ser uma actividade mais focada, é importante compreender onde começa e acaba a gabarolice. Não caiam nesta armadilha do Ego, é feio, muito feio!!! E eu que o diga!

Há algum post aqui que tenham sentido como gabarolice minha?! Estou em pânico LOLOLOLOL

Comentários

  1. Tb detesto gabarolice, mas acredito que mesmo de forma involuntária uma vez ou outra acabamos por fazê-lo.

    ResponderEliminar
  2. ahahahahahah

    Não, está descansada! :))

    A gabarolice é feia, mas também não precisamos de ser "mais papistas do que o Papa" - esta expressão veio a calhar, hã? - e esconder os nossos feitos. Senão, o que resta para partilhar? Os infracassos?

    Ah... desde que haja bom-senso e equilíbrio, não há nada de mal em partilharmos as nossas pequenas vitórias. Até porque podem inspirar outras pessoas.

    Beijos mágicos

    ResponderEliminar
  3. Shin,

    Concordo com a Hazel.

    Eu quando estou muito feliz com algo gosto de partilhar, porque estou em alegria. Se não me estou a gabar, mas se alegria traz alegria, porque não hei-de partilhá-la com o mundo?

    O meu modo expansivo de ser, diz-me que quando tenho alegrias, as partilho, em coisas tão simples como ter seguido uma intuição e ela estar certa e eu depois partilhar isso, acho que é uma forma de inspirar os outros a também viverem atentos.
    No entanto, não partilho as minhas "misérias", fico no meu canto, bem quietinha, enquanto há pessoas que gostam mesmo é de partilhar as desgraças do mundo.

    Achas mal isto?

    Se somos seres comunicativos por natureza, é normal ficarmos satisfeitos (como a Hazel) quando por exemplo salva uma planta e lhe dá uma vida nova, e aí partilha o feito, achas que isso é gabarolice? A mim não me parece.

    Partilha mulher, partilha que o mundo precisa de alegriaaaaaaaaaaa :))))

    Beijos a saber a Verão!!! :)

    ResponderEliminar
  4. Gaspas

    pois é, tb acho. Uma ou outra vez todos acabamos por o fazer. Emendar!

    :**

    ResponderEliminar
  5. HAzel

    obrigada, fiquei aliviadinha! ehehehe

    Também acho que devemos partilhar os nossos feitos, mas fazê-lo para que os outros nos vejam desta ou daquela maneira!?!? Não sei, não...

    Bejufas

    ResponderEliminar
  6. Ondinha

    pois, nunca vi os textos da hazel como gabarolice, acho que são chamadas de atenção importantes, provas de que é possível viver assim.

    Quando falo na gabarolice é no ponto de vista de estar a manipular os outros de forma a que eles te vejam desta ou daquela forma, sempre para o positivo claro. Portanto se clahar a reflexão deve ir mais no sentido de porque tenho necessidade de vez em quando de me sentir assim perante os outros??

    Acho que devemos partilhar o que temos de bom e de mau. Não acho bem que quando estás mal não partilhes com alguém, da mesma forma que quando estás bem. é importante saber isso, acho eu. Partilhar as dores é tão importante quanto partilhar as alegrias, não achas?

    Fico a sentie-me verdadeiramente mal quando me apercebo que manipulei a conversa e ainda por cima porque me estava a saber bem dizer bem sobre o meu trabalho!!! Caraças! Isto é mais difícil de explicar do que pensava, se calhar por isso este post esteve guardado durante tanto tempo!
    LOLOL

    :***

    ResponderEliminar
  7. Nota:
    Eu escrevi "infracassos". - lol
    Uma parte do meu cérebro mandou escrever "fracassos" e a outra "insucessos", portanto saiu "infracassos". - Sorry!

    ResponderEliminar
  8. Shin

    Não te atormentes tanto. O simples facto de questionares o teu próprio comportamento e procurares sempre aperfeiçoar-te mostra que não és daquelas criaturas horrorosamente chatas com as suas gabarolices (como nós, nosso meio, fartamo-nos de ver... :))
    Todos nós, em dado momento, mesmo inconscientemente, procuramos a admiração dos outros...
    Nunca me pareceste gabarolas mas sim uma "moçoila vivaça" e segura de si. :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Hazel

    pensei que era de propósito eheheh acho um óptimo neologismo :)

    ResponderEliminar
  10. Sheela Na Gig :)

    eh pá obrigada pelo feedback, esta é uma vertente minha que conheceste, sou bué exigente comigo!!! LOL

    Não me atormento mas quando acontece...questiono-me! Irrita-me mesmo!!!

    Acho que disseste tudo, é esse sentir-me admirada que eu não quero, mesmo.

    Contudo levaste-me para outra linha de pensamento, talvez eu deixe os sentimentos serem misturados e esteja a confundir a necessidade de admiração com a necessidade que tenho de reconhecimento...talvez seja isso...talvez!!!

    Lua cheia poderosa hoje, óptima para uma meditação :)

    Ah e fiquei muuuuuito contente por te ver aqui (já que não te vi por lá!)

    Bejufas grandes e obrigada

    ResponderEliminar
  11. Sis

    Acho que percebi o teu dilema. Ajuda-te se calhar perceber que a palavra "gabar" vem do hebraico "geber" homem forte, guerreiro (enfatizando força ou habilidade para lutar), podendo significar soldado.Ou seja, a jeito dos Lusíadas enaltecemos determinadas características em nós ou noutros visando um objectivo- impressionar. Parece-me que era a isto que te estava a referir.E nesse sentido gabar pode ser feio porque visa controlar o outro.
    Constatar, com naturalidade, este ou aquele talento esta ou aquela acção que até teve efeitos positivos acho que não tem nada de mais.
    Está tudo na intenção...penso eu

    beijos gabarolas

    ResponderEliminar
  12. Ora minha sis

    é mesmo isso. Não acho que partilhar tenha algum mal, senão não tinha um blogue certo? Mas a manipulação...eh pá sabes o que isso me provoca!

    Entretanto já passou...ehheeheh

    beijocas grandes (tenho novidades!!!)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp