Avançar para o conteúdo principal

Saturno nos Signos (parte II)

Saturno nos Signos (parte I)

O signo em que Saturno se encontra mostra onde a pessoa deve ser responsável e desenvolver maturidade e disciplina. Mostra também o tipo de carreira que a pessoa pode vir a escolher, onde busca o status e reconhecimento. Porém, mostra também as limitações que podemos vir a enfrentar, desenvolvendo a Vontade, discriminação e paciência.

Importa referir ainda, antes de avançar, que a posição de Saturno no signo é geracional, e que a nível pessoal será mais interessante analisar a casa onde ele se encontra. Contudo, estas são as características geracionais com que cada um nasce.

Em Leão ou 5 Bastões


A presença de Saturno em Leão inibe um pouco o carácter extrovertido de Leão. Têm que aprender a expressar o seu ego, a sua criatividade, individualidade, é onde temos que expressar a nossa criatividade de nós próprios à nossa maneira, calorosos, amorosos, expansivos, etc.

Vem aprender a estruturar essa identidade, o auto-aperfeiçoamento exige uma avaliação e um compromisso perante a natureza mais autentica, de forma a poder exprimir a criatividade latente.

O 5 de Bastões acrescenta que se as vontades/desejos vierem do coração, o avanço é natural e radiante, senão é desgastante. É preciso redefinir os objectivos com perseverança, dinamismo e criatividade.

Em Virgem

As preocupações com o trabalho e a necessidade de fazer as coisas bem feitas para se sentirem úteis acabam por gerar fortes sentimentos de dever e responsabilidades.

Existe alguma insegurança a trabalhos quotidianos o que podem significar um peso e uma inutilidade. Sendo um signo de terra aqui Saturno necessita de criar responsabilidades no modo como a energia é utilizada.

Ao nível da saúde problemas digestivos e intestinais, órgão de triagem (pessoas controladoras).

Em Balança ou 3 de Espadas


São pessoas que têm sempre dificuldades de relação. Ao nível da saúde podem ter cálculos renais porque podem ter sido excessivamente calculistas ao nível das relações ou arcar com pesos que não lhes pertencem.

Necessitam de ter contactos sociais agradáveis, onde a harmonia esteja presente sendo uma das principais preocupações para quem tem Saturno nesta posição.

Há um sentimento de responsabilidade ao nível das relações humanas a pessoa precisa ser aceite e agradecida pelos outros, por outro lado é difícil envolver-se e criar compromissos porque o seu sentido de segurança precisa de se fortalecer primeiro antes que se possa comprometer nas situações.

O seu aperfeiçoamento individual depende de relações equilibradas. Os medos que impedem uma verdadeira troca e partilha devem dar lugar a uma visão justa e equilibrada, para que o seu discernimento possa encontrar o fio da balança, dando o valor e a justa medida da relação do ser individual com os outros.

As provas e as dificuldades que surgem no campo afectivo são o teste para limar arestas adquirindo uma maior compreensão da vida. Como o 3 de Espadas acrescenta, a rejeição e abandono são fruto do passado, é preciso resolver e avançar.

Em Escorpião

É um Saturno poderoso. São pessoas que já trazem experiências de poder do passado. Têm medo de exercer o poder mas a vida coloca-os perante situações com que têm de lidar. Têm de aprender a lidar com o poder. Os problemas de saúde reflectem-se ao nível dos órgãos sexuais, órgãos reprodutores e órgãos excretores.

Nesta posição há muita determinação e fixidez emocional. Os problemas surgem porque são vulneráveis ao envolvimento emocional com os outros.

A desconfiança e o sentimento de virem a ser postos à prova numa relação faz com que criem barreiras à sua volta para poderem defender-se dos desafios exteriores gerando contradições, porque a necessidade de novas experiências e de se testarem ao nível afectivo e emocional, é enorme.

O medo de virem a perder a identidade numa relação é directamente proporcional à necessidade de se transformarem pela troca e pela expressão dos seus sentimentos.

A grande sensibilidade que possuem no plano emocional é de uma aparência fria e distante que não deixa transparecer os seus verdadeiros sentimentos.

A aprendizagem e o esforço devem ser dirigidos para um compromisso eficaz ao nível das relações profundas com os outros e poderem crescer com a experiência.

O ego tem de perder-se numa causa maior de forma a poder renascer para a vida. A única segurança neste signo é estar disponível para a transformação constante, para que novas perspectivas possam surgir.

As batalhas da vida são necessárias e não adianta fugir às situações, pois o inconsciente traz sempre de volta os problemas, para serem confrontados.
Ao invés de evitar o envolvimento emocional ou o auto controlo é necessário saber fluir e aproveitar os momentos cruciais para que algo de novo possa surgir.

Na primeira hora de Saturno de um dia de Júpiter e de S. Anastácio,, Santa Joana Francisca de Chantal e Santa Umbelina

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com